Arte marca lançamento da cerveja Wäls Unique

Em parceria com o artista Ênio Longo, White Barley Wine é transformada em quadros

Cerveja e seus ingredientes são utilizados em técnica de nanoarte (Foto: Divulgação)

Enio Longo conta como foi o processo de criação (Foto: Divulgação)

Ao lançar o seu novo rótulo, uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira, a cervejaria Wäls inaugurou uma criativa parceria com o artista plástico Enio Longo. Especialista em nanoarte, que une arte, tecnologia e ciência, ele transformou exemplares da Wäls Unique em obra de arte, destaque em uma série de 21 telas.

A técnica utiliza habitualmente a prata e o ouro. Longo substitui esses materiais pela cerveja e por suas matérias-primas, como malte, cevada e lúpulo. Na criação das obras, Enio contou com a ajuda de seu irmão e professor/doutor Elson Longo.

Houve inovação também no processo de criação, que normalmente utiliza um microscópio eletrônico de varredura com posterior coloração das figuras por Photoshop. Desta vez, o artista preferiu um trabalho minucioso de pintura à mão. Ele chegou a levar 16 horas seguidas trabalhando em uma única tela.

Enio comenta:

“Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final.”

Na Wäls Unique, o mestre-cervejeiro José Felipe Carneiro substituiu os grãos tostados comuns no estilo English Barley Wine por maltes claros e malte de trigo, o que conferiu um toque intenso e robusto. Com textura aveludada, a cerveja traz o equilíbrio entre o álcool e intenso amargor (100 IBUs), combinado com o aroma peculiar da madeira. A cerveja está à venda no Empório da Cerveja, com preço sugerido de R$ 36,90.

Na Unique, em vez de grãos tostados comuns nas English Barley Wine, maltes claros e de trigo (Foto: Divulgação)