Invicta lança Bavarian IPA com ingrediente afrodisíaco

A receita comemorativa leva flor nativa do continente americano e lúpulos alemães

Rótulo e comunicação da Invicta Damiana são de Bruno Couto e Yumi Shimada, designers do EuBeboSim.com (Foto: Divulgação)

Para celebrar o seu terceiro aniversário, a cervejaria de Ribeirão Preto (SP) Invicta lança um novo rótulo com um ingrediente inusitado: a flor Turnera Diffusa. Damiana, como é mais conhecida, é nativa da América Central, México, América do Sul e Caribe e ficou famosa por suas propriedades afrodisíacas. Esse, no entanto, não foi o único motivo para a sua utilização na receita. As características sensoriais também foram importantes para a concepção da bebida.

“Encontramos na flor algumas notas de aroma muito interessantes que lembram algumas ervas e chás como camomila, por exemplo,” explica Rodrigo Silveira, mestre cervejeiro da Invicta.

A Invicta Damiana é uma Bavarian IPA, desenvolvida apenas com lúpulos alemães. Um outro diferencial da bebida já que, normalmente o estilo India Pale Ale é produzido com lúpulos ingleses, americanos ou derivados. O estilo e os lúpulos utilizados foram sugeridos pela sommelier Amanda Reitenbach, convidada da cervejaria para o projeto.

As vendas da Invicta Damiana iniciam em setembro, em bares e lojas cervejeiras do país.