Curso ensina a organizar evento de harmonização de cervejas

Estão abertas as inscrições para turmas em Ribeirão Preto (SP) e no Rio de Janeiro (RJ)

Bia Amorim é a criadora e professora do curso (Foto: Divulgação/CervejaEComida)

Com o aumento da população de apaixonados por cervejas artesanais, a busca por eventos, pequenos cursos e informações nesse universo também cresceu. Como resposta, a especialista Bia Amorim formatou um curso sobre “Como Organizar um evento de harmonização de cervejas”. Estão abertas inscrições para duas turmas, uma em Ribeirão Preto (SP) e outra no Rio de Janeiro (RJ). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O curso parte da constatação de que, apesar de o segmento gourmet estar em expansão no mercado brasileiro de cervejas ‒ o terceiro maior, atrás apenas dos EUA e da China e à frente até mesmo da Alemanha ‒, muitos profissionais e empresas ainda não estão preparados para desenvolver estratégias de atendimento ao cliente e, principalmente, divulgação da marca.

“Saber organizar um pequeno evento de harmonização é acertar em todos os pontos de divulgação da marca e experiência do cliente. No curso, o propósito não é ensinar o profissional a degustar cervejas, mas sim a montar um evento de degustação, pensando em sua organização”, explica a beer sommelier.

É recomendável que o candidato tenha conhecimentos básicos de cerveja e gastronomia. O curso se destina a interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre cervejas e cultura, a profissionais que atuam na área de alimentos e bebidas e a estudantes ou egressos de cursos na área da gastronomia e hotelaria. Haverá teoria (os conceitos gerais de organização de eventos) e prática (um exercício em grupo e uma degustação de cervejas harmonizada).

O curso

Confira o currículo da professora, o programa, datas e mais detalhes:

A PROFESSORA

Com formação em Hotelaria (Senac Águas de São Pedro SP 2002), pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação (Senac SP 2005) e Sommelière de Cervejas (Senac/Doemens SP/2010), Bia Amorim começou a carreira no setor de cervejas em 2010, como gerente de Marketing da Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto (SP). É educadora na empresa Por Obséquio (consultoria em gastronomia), palestrante, professora convidada no curso Science of Beer, organizadora de Eventos Gastronômicos, guia etílica nos projetos Tour Cervejeiro e Rota da Cerveja (ambos em Ribeirão Preto), Social Media de para Casimiros e Amstad (Ribeirão Preto), escreve resenhas de cervejas para o clube de cervejas Clubeer, textos para o Mixology News e artigos para o site Papo de Homem, parceria com a loja online de cervejas Yes Beer.

PANORAMA DO MERCADO

A cerveja como negócio é um fato que não deve ser negligenciado e quem está preparado tem mais chance de fazer parte desta história, pois no setor de alimentos e bebidas, o profissional de cervejas nunca foi tão requisitado e valorizado. Hoje, saber apresentar o produto ao cliente é ganhar mais uma chance de encantá-lo e criar uma experiência com a marca. Com um crescimento muito grande nos últimos anos, ainda há muito que se conquistar neste segmento de cervejas especiais, pois o consumidor ainda não conhece este produto, diferente das cervejas que consome no boteco. Programa: Conceito/ cultura geral de cervejas/ temáticas/ público alvo/ carta de cervejas/ cardápio comidas/ planejamento/ palestra/ staff/ apoio/ financeiro/ utensílios/ convite/ divulgação/ degustação

RIBEIRÃO PRETO (SP)

  • Quando: 10 (teoria) e 11 (prática) de novembro, das 14h às 17h
  • Quanto: R$ 315,00
  • Onde: Cervejaria Brasília (Rua Galileu Galilei, 1.685, lj 2,)

Desconto: para associados da Acerva Paulista (com confirmação de CPF junto à Acerva)

Inscrições: (clicar aqui)

RIO DE JANEIRO (RJ)

  • Quando: 15 de novembro, das 10h às 17h (teoria e prática)
  • A aula de harmonização prática conta com a presença do Ogrostronomia com um cardápio especial criado para o evento.
  • Quanto: R$ 390,00
  • Onde: Cerveja Social Clube (Rua Barão de Mesquita, 141 Loja C, Tijuca)

Mais informações: Bia Amorim ‒ e-mail biasamorim@gmail.com, celular (16) 99600-1609