Bia Amorim

Conheça Bier Society, rede social com foco nos cervejeiros caseiros, artesanais e apreciadores da boa cerveja

Bia é a responsável por acompanhar a parte de harmonização (Foto: Divulgação)

Bia é a responsável por acompanhar a parte de harmonização (Foto: Divulgação)

Beer Art 12 - nov/14

Ribeirão já não é mais simplesmente a famosa Cidade do Chope, conhecida por ser terra de Pinguim. Hoje o município com 3 fábricas instaladas e crescendo tem mais 2 brewpubs abrindo até o começo de 2015 e uma gama de profissionais especializados que ajudam a movimentar o setor cervejeiro e gastronômico com festas, festivais, pequenos eventos, cursos de capacitação, turismo cervejeiro e agora com mais um integrante no grupo, o Bier Society.

O convite para eu participar veio dos sócios Lucas e Pedro há cerca de 10 meses, logo em seguida convidaram o João Becker (Weird Barrel e Academia de Ideias Cervejeiras) também. Fiquei responsável por acompanhar a parte de harmonização e o João a parte de produção/homebrew.

O Bier Society (www.biersociety.com.br) é uma rede social com foco nos cervejeiros caseiros, artesanais e apreciadores de cervejas especiais. O formato da rede se assemelha a uma sociedade, na qual todos são ouvidos e podem falar, sem restrição de círculos de amizades. “O que qualquer pessoa postar será visto por todos, e vice-versa”, complementa Lucas José Machado dos Santos, um dos idealizadores do projeto.

De Ribeirão Preto para o Brasil

A missão do Bier Society é promover a cultura cervejeira e fomentar o mercado do segmento. “Queremos exaltar a tradição e a cultura cervejeira, valorizando aqueles que já batalham há tanto tempo no setor. Graças a eles, podemos hoje ver a ascensão do modo de vida cervejeira. Nosso objetivo é reunir todos os assuntos sobre cervejas especiais, que sejam de interesse desde aos iniciantes até aos especialistas do assunto”, explica Pedro Henrique Monteiro, outro idealizador da rede. Para Lucas, o projeto é muito mais do que um site, é uma maneira de transmitir o real sentido de apreciar cervejas artesanais e especiais e toda a cultura cervejeira, que envolve pessoas com mais de 20 anos de experiência e também os novos apaixonados.

O time, a partir da esq.: Lucas, João Becker, Bia e Pedro (Foto: Divulgação)

O time, a partir da esq.: Lucas, João Becker, Bia e Pedro (Foto: Divulgação)

A ideia surgiu depois que o Lucas e o Pedro começaram a produção de uma cerveja caseira. Eles sentiram muitas dificuldades em buscar informações sobre receitas. “Era tudo muito espalhado. Alguns sites falavam de harmonização, outros de ranking, outros só de receita. Pensamos em reunir tudo em um espaço só, de forma didática e de que todos pudessem compartilhar as experiências de forma interativa”, contam os empreendedores.

Com isso eles criaram uma ferramenta de fácil acesso, com o formato de rede social. “O site está em constante melhoria e é essa a nossa ideia: escutar os nossos seguidores”, complementam. O Bier Society não é um site de ranking/rating de cervejas. Nesse aspecto, alguns outros já fazem com extrema competência e já têm tradição neste aspecto. A proposta do Bier Society é inteirar toda a comunidade cervejeira e fomentar o setor de cervejas especiais ajudando a divulgar a cultura e o ‘way of life’ cervejeiro.