Domingo é Ipa Day

Evento em 6 de outubro de 2013 tem 800 litros de IPA

Nada menos do que 800 litros de IPA estão esperando os cervejeiros gaúchos neste domingo, 6 de outubro, em Porto Alegre. É o 3º Ipa Day, evento dedicado à degustação da India Pale Ale. Promovido pela Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul, o Ipa Day espera 250 pessoas em um centro de tradições gaúchas da cidade.

Todos os ingressos já estão vendidos. Além da fundamental presença de rótulos de microcervejarias gaúchas, será servido um tradicional churrasco de costelão, com arroz branco e saladas.

Mas nem só em torno de comida e bebida irá girar o Ipa Day. A função começa às 8h e se estende até as 17h30min, com palestras, workshops, sorteio de brindes e brassagens coletivas. Cervejeiro da Seasons Craft Beer, Leonardo Sewald falará sobre tipos de lúpulo de técnicas de lupagem e o mestre-cervejeiro Luís Balbinot apresentará um programa de computador que ajuda a monitorar a temperatura de fermentação da bebida.

“A gente quer reunir o pessoal e provar cervejas, mas também ensinar novas técnicas e práticas. Tem um cunho cultural”, resume o presidente da Acerva Gaúcha, Thiago Santos.

Na ocasião, serão produzidos 50 litros de IPA, numa espécie de curso rápido de fabricação de artesanais. O resultado da brassagem coletiva será degustado no próximo Ipa Day, marcado para o primeiro semestre de 2014.

“Nossa ideia é sempre realizar dois eventos por ano”, conta Thiago.

Criada há seis anos, a Acerva Gaúcha tem 140 sócios, sede própria e é uma das mais ativas associações de cervejeiros do país. Em 2010, a entidade realizou seu quinto concurso nacional de cervejas, atraindo 117 rótulos na competição.