PoA em Copo reproduz tour por pubs

A 14ª edição do Poa em Copo ocorre em 28 de setembro de 2013

Imagem do arquivo do Poa em Copo

Um ônibus lotado de cervejeiros – não há mais vagas – fará um tour por alguns dos principais pubs de Porto Alegre neste sábado, 28 de setembro. É a 14ª edição do PoA em Copo, que se apresenta como o mais antigo roteiro de cervejas do país.

Inspirado na tradição inglesa na qual os bebedores pegam o metrô para tomar uma pint no bar mais próximo de cada uma das 27 estações londrinas, a peregrinação gaúcha nasceu em 2000 – como não poderia deixar de ser – em uma mesa de bar.

A gente queria fazer algo parecido, mas em Porto Alegre não tem metrô. Um dia passei por uma kombi escolar onde tinha um cartaz: faço passeio. Ali nasceu o PoA em Copo.
— Paulo Schutz, administrador de empresas

No primeiro ano, apenas sete pessoas aderiram ao roteiro e sequer havia cervejas artesanais à venda nos bares. Com o tempo, o evento cresceu, e o mercado das especiais também. Em uma das edições, o grupo percorreu 14 pubs – o que foi considerado um exagero pelos organizadores. Nos últimos anos, são sempre em torno de seis a sete bares, com no máximo 44 convivas, quase todos amigos de longa data.

Neste sábado, eles visitarão seis bares da cidade, saboreando petiscos e até três rótulos em cada pub. A inscrição custa R$ 160, no formato all inclusive, com direito a cerveja e água também dentro do ônibus.

"Temos até fila de espera. Não é um negócio para ganhar dinheiro, mas uma espécie de confraria. Eu morei quatro anos em Buenos Aires e sempre vinha para rever os amigos”, diz Schutz.

Veja o roteiro da 14ª edição:

  • 1) Lagom Moinhos: degustação de 3 cevas.

  • 2) BaldHead: visita à cervejaria e degustação das cevas da casa.

  • 3) Boteco Weiss: degustação de 2 cevas, com petiscobier.

  • 4) BierMarkt Von Fass: degustação de 2 cevas relacionadas, livre escolha, com Salsicha Bock e Batata Rústica.

  • 5) Apolinário: degustação de 2 cevas, livre escolha, com sanduíche da casa.

  • 6) Dirty Old Man: degustação de 1 ceva.