Blanche de Bruxelles

Blanche de Bruxelles

Produzida pela Cervejaria Brasserie Lefebvre, na Bélgica, região de Brabant. Em 1916 a fábrica foi desmantelada durante a ocupação alemã. Em 1921, logo depois da guerra, Auguste Lefebvre, filho de Jules, mudou as instalações da antiga fábrica para um planície na mesma vizinhança, a fim de evitar as enchentes anuais do rio local.

Blanche de Bruxelles é uma cerveja belga do estilo witbier, fermentada na garrafa com levedura e açúcar. Seu processo de fabricação é lento, o que resulta num delicioso sabor suave e requintado. Não-filtrada, é naturalmente turva pois possui 40% de trigo em sua composição. No aroma, presença marcante e natural de coentro e cascas de laranja, que são adicionados durante o processo de fabricação e são típicos nesse estilo. O lúpulo é quase imperceptível.

Para harmonizar

Levemente cítrica, é refrescante e harmoniza deliciosamente com pratos leves, como sashimis de salmão e mussarela de búfala, ou até mesmo uma torta de limão.

De Ranke Noir de Dottignies

De Ranke Noir de Dottignies

Assim como muitas cervejarias belgas, a cervejaria De Ranke foi criada como um hobby por dois amigos (Nino Bacelle e Guido Devos), que aos finais de semana alugavam uma antiga instalação cervejeira para produzir o que alguns consideram as melhores cervejas “especiais” da Bélgica, ou seja, cervejas sem estilos descritos nos guias internacionais.

Nos últimos anos a De Ranke deixou essa locação, e passou a produzir em suas próprias instalações. Desde então, tem adquiridos prêmios importantes do meio e notas altas no ranking de cervejas ratebeer.com

A Noir De Dottignies é uma belgian strong dark ale que dispensa grandes comentários. Na aparência, coloração marrom escuro, bastante turva e boa presença de espuma. No aroma e sabor, complexidade é a palavra-chave. Bastante ricos, vindos dos seis tipos diferentes de malte e de doses generosas dos lúpulos Challenger e Saaz, que conferem delicioso equilíbrio entre doce e amargo. Tem candy sugar (dose adicional de açúcar), por isso o dulçor proeminente. Notas de frutas passas escuras e teor alcoólico mais elevado completam a descrição sensorial dessa cerveja.

Para harmonizar

Croissant de doce de leite. O açúcar acentuado da sobremesa contrapõe ao álcool mais elevado da cerveja. Além disso, as notas doces do prato se assemelham ao dulçor característico nesse estilo.

Primator Stout

Primator Stout

O inverno é uma ótima época para abusar das cervejas mais alcoólicas, ou encorpadas, inclusive as tostadas. Para brindar a estação, um exemplar das cervejas escuras é uma excelente opção.

Fundada em 1872, na cidade de Náchod, norte da Republica Tcheca, a Cervejaria Pivovar Náchod é responsável pela marca Primator. Após a queda do comunismo, permaneceu estatal até 2009, quando foi vendida ao grupo tcheco de investimentos Liberec. Após a compra, a marca ganhou força e mercado, reforçando a imagem de qualidade das cervejas do país que é o número 1 do mundo em consumo per capita.

A Primator Stout é uma dry stout bastante interessante. Visualmente, de coloração negra, boa estabilidade de espuma e média persistência. No aroma, notas sutis de chocolate, café em primeiro plano, toffee. O sabor acompanha o aroma e ainda destaca um torrado importante.

Para harmonizar

Bolo de fubá. Todo mundo gosta de café e bolo, certo? E se o café estiver no sabor da cerveja? Maravilha! No friozinho de agosto, nada como essa dupla no meio da tarde!

Madalena American Wheat

Madalena American Wheat

Fundada em Janeiro de 2012, em Santo André, no estado de São Paulo, a Cervejaria Premium Paulista (CEPP) tem como atributo principal a qualidade de suas cervejas, conhecidas pelo nome de Madalena e elaboradas utilizando tecnologia de ponta e uma infra-estrutura bastante moderna do mercado.

A Madalena American Wheat é uma cerveja do estilo american wheat beer, onde a cultura das cervejas de trigo alemãs foi adaptada ao estilo americano, ou seja, uma carga a mais de lúpulo na receita. Na aparência, é turva, de coloração amarelo-palha e boa formação de espuma. No aroma, notas de lúpulo se destacam, seguidas de malte, pão, leve frutado e floral. O sabor, moderadamente amargo, persiste até o próximo gole, com ótimo drinkability e refrescância.

Para harmonizar

Salada de carpaccio com molho de mostarda. Carnes vermelhas são ótimas opções para cervejas mais lupuladas, por conta da potência do prato.

Goose Island India Pale Ale

Goose Island India Pale Ale

Para a alegria do mercado cervejeiro, a famosa cervejaria de Chicago chega ao Brasil e ao CluBeer. A Goose Island começou as suas atividades num pub aberto por John Hall, em 1988, em Lincoln Park. O nome foi escolhido para homenagear uma ilha próxima da região, que era conhecida assim.

A Cervejaria de fato foi aberta em 1995. Em 2011, 58% da empresa foi vendida para a Anheuser-Busch InBev. Os 42% restantes, de propriedade de Craft Brew Alliance, foram comprados pela Anheuser-Busch posteriormente.

A Goose IPA, é uma american india pale ale é um dos carros-chefe da marca. Visualmente, é uma cerveja de boa estabilidade e persistência de espuma, coloração âmbar claro e levemente turva. No aroma, o lúpulo é dominante e a principal estrela dessa cerveja, que passa pelo processo de dry-hopping. O sabor, bastante lupulado, equilibra com o dulçor do malte em segundo plano.

Premiada, a IPA levou ouro em 2010, no World Beer Cup, prata em 2004, 2007 e 2009, no Great American Beer Festival, bronze em 2001, e ouro em 2000, neste mesmo festival.

Para harmonizar

Coxinha de frango. As cervejas deste estilo vão super bem com frituras, pois provocam uma limpeza da gordura que fica na boca a cada mordida.

Krombacher Pils

Krombacher Pils

A Krombacher foi fundada em 1803 em Kreutzal, no Estado alemão de Renânia do Norte - Vestfália, pela família Schadeberg, que ainda mantém o controle total da empresa. Em 1890, produziu sua primeira cerveja Pilsen, que logo ganhou admiradores por toda a Europa.

Desde 2003, a Krombacher é a uma das marcas que mais vendem no seu país de origem e possui uma das mais modernas cervejarias da Europa, produzindo atualmente cerca de 6 milhões de hectolitros/ano.

Seguindo à risca a Lei da Pureza, onde as cervejas são produzidas com quatro ingredientes – malte, água, lúpulo e levedura -, a Krombacher Pils é uma german pilsner (um dos estilos clássicos da escola alemã) e se destaca pela predominância do lúpulo sobre o malte. Na aparência, coloração amarela, brilhante e límpida. Tem boa formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas de biscoito e pão fresco vindos do malte, além do destaque para o lúpulo. O sabor acompanha o aroma e finaliza com um retrogosto seco e fino amargor.

Para harmonizar

Pizza Marguerita. O lúpulo se assemelha ao tempero de manjericão da pizza, além de seu sutil amargor contrapor-se à suave gordura do queijo.