Schornstein Weiss (CluBeer set/14)

BeerArt

Inaugurada em 2006, a Schornstein é a primeira cervejaria artesanal de Pomerode, no Vale Europeu, em Santa Catarina. É considerada por muitos a cidade mais alemã do Brasil, e sua cultura, incluindo idioma, culinária e diversos costumes, são preservados rigorosamente, não deixando de lado a arte de fabricar uma boa cerveja. Sediada num prédio preservado como patrimônio histórico, tem uma chaminé de aproximadamente 30 metros de altura, presente em sua logomarca. Ela empresta o nome à cervejaria: em alemão, “schornstein” significa chaminé. E a Cervejaria está bastante feliz! Antes, seu forte eram os chopes, mas apostou na cerveja em garrafa e, em quatro meses no mercado, os produtos superaram as projeções iniciais e hoje já representam 35% do faturamento total da empresa, com a expectativa de chegar a 50% até o final de 2014.

De coloração dourada, turva, boa persistência e estabilidade de espuma comuns ao estilo e predomínio dos aromas de cravo, banana e malte. Essa é a Schornstein Weiss. Uma típica cerveja de trigo, deveras refrescante, corpo médio-leve e de alta carbonatação. O serviço dessa cerveja também é um atrativo à parte. Recomenda-se o uso do copo adequado a este estilo, conhecido como weiss. Ao servir, esfrie o copo com água gelada, e deposite quase todo o conteúdo da garrafa no copo, deixando 3 dedos ainda por servir. Gire a garrafa em movimentos circulares e termine de servir no copo. Isso fará com que o fermento, sedimentado ao final da garrafa, se misture à bebida no copo.

Para harmonizar

Salsicha de vitela. Apesar de apresentar um aroma bastante característico e frutado, esse estilo é bem versátil e forma um bom conjunto com sobremesas. Pensando nisso, pode seguir para as que tenham banana na receita ou até mesmo um strudel de maçã.