Back to All Events

Curso de Brewpub: Planejamento e Operação

Aulas são ministradas pela Beer Business, que ressalta as vantagens do modelo de negócio

Edmund Albers é um dos instrutores (Foto: Divulgação)

Edmund Albers é um dos instrutores (Foto: Divulgação)

A Beer Business, empresa de consultoria técnica e gestão de negócios para mercado cervejeiro, estará em São Paulo, no mês de fevereiro, com o curso Brewpub: Planejamento e Operação. Um brewpub é um estabelecimento que fabrica e comercializa a cerveja no mesmo local, e, em geral, também tem uma estrutura de gastronomia. Essa estrutura pode ser própria ou terceirizada por meio de parcerias com food-trucks e até mesmo com erviços de telentrega. Apesar de já estar bastante difundida no exterior, esta forma de empreendimento ainda dá os primeiros passos no Brasil.

Esse modelo de negócio chama atenção pelas diversas vantagens para a cervejaria. Uma delas é a aproximação com o público consumidor, que pode degustar as cervejas da casa no local onde elas são produzidas, às vezes podendo visualizar os equipamentos ou, mesmo, acompanhar o processo de produção.

Outra vantagem é a comercialização local, que elimina custos de envase, armazenamento e logística. No brewpub 3 Brasseurs, em São Paulo (SP), por exemplo, as cervejas são servidas diretamente dos tanques de maturação, sem a necessidade de aquisição de barris e de todo o processo de sanitização e envase. Com menos despesas, é possível oferecer os produtos com valores mais acessíveis e margens maiores. Além disso, com a popularização dos growlers, também é possível a venda para clientes que queiram consumir as cervejas em outro local.

A margem adicional é resultado, também, da comercialização direta para o consumidor final. Isso elimina a necessidade do pagamento do ICMS-ST e, também, retira intermediários do processo. Essa margem de contribuição maior, entretanto, precisa ser bem avaliada em relação aos custos fixos adicionados pela estrutura de atendimento, que deve ser dimensionada com muito cuidado.

Os instrutores são Taline Mendes, especialista em Gestão e Gastronomia pela Unisinos e Consultora em Identidade Empresarial e Gestão de Operações Gastronômicas, Edmundo Albers, vice-presidente de Supply Chain da Heineken Brasil (2007-2011) e mestre-cervejeiro diplomado na Universidade Técnica de Munique, e Filipe Bortolini, sócio da Arnesto Brewery Cave – Microcervejaria Cigana e Brewpub e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos.


Serviço

  • O quê: Curso de Brewpub: Planejamento e Operação
  • Quando: 17 de fevereiro, das 8h30min às 18h (Carga horária: 8 horas)
  • Onde: Mercure São Paulo Jardins - Alameda Itu, 1151 - Jardins - São Paulo/SP
  • Quanto: R$ 800
  • Como: informações e inscrições neste link
Later Event: February 17
Beba Polo em Campinas/SP