Diferença entre RGB e CMYK no rótulo de cerveja
/Confira orientações sobre o "canal de cor" e o que conferir na gráfica para não ter variação na impressão
Quando estamos criando um rótulo para cerveja, qual o tipo de “canal de cor” que devemos usar? Nesse momento, sempre é bom conversar com a gráfica que você vai imprimir para NÃO ter nenhuma variação de cor na hora da impressão.
Quando se está criando o rótulo é importante saber a diferença entre os modos de cores RGB e CMYK para que possa planejar e otimizar cada estágio do processo de design. Isso vai além de apenas saber o que as letras representam, trata-se de saber qual é a melhor para o seu projeto.
Dependendo de onde e como o resultado final é exibido, um espaço de cor é sempre melhor do que o outro. Vou explicar o que são os modos de cores RGB e CMYK, como funcionam e quando é melhor usar cada um.
Qual é a diferença entre RGB e CMYK?
RGB e CMYK são modos de mistura de cores no design gráfico. Como referência rápida, o modo de cor RGB é melhor para trabalho digital, enquanto o CMYK é usado para impressão. Mas, para otimizar totalmente sua criação, você precisa entender o mecanismo por trás de cada um deste sistema de cores.
O que é RGB?
RGB (vermelho, verde e azul) é o espaço de cores para imagens digitais. Use o modo de cor RGB se o design for para ser exibido em qualquer tipo de tela eletrônica.
Uma fonte de luz dentro de um dispositivo cria qualquer cor necessária, misturando vermelho, verde e azul e variando sua intensidade. Isso é conhecido como mistura aditiva: todas as cores começam como preto 100% e, em seguida, luz vermelha, verde e azul são adicionadas umas às outras para iluminar e criar o pigmento perfeito. Quando as luzes vermelha, verde e azul são misturadas com igual intensidade, elas criam o branco puro.
Os designers podem controlar aspectos como saturação, vibração e sombreamento, modificando qualquer uma das três cores de origem. Por ser feito digitalmente, o designer manipula como a luz na tela se manifesta para criar a cor desejada.
O que é CMYK?
CMYK (ciano, magenta, amarelo, chave/preto) é o espaço de cores para materiais impressos.
Uma máquina de impressão cria imagens combinando cores CMYK em vários graus com tinta física. Isso é conhecido como mistura subtrativa. Todas as cores começam como branco puro e cada camada de tinta reduz o brilho inicial para criar a cor preferida. Quando todas as cores são misturadas, elas criam preto 100%.
Use CMYK para qualquer design de projeto que será impresso fisicamente, não visualizado em uma tela. Se você precisar recriar seu design com tinta, o modo de cor CMYK fornecerá resultados mais precisos.
Como converter entre RGB e CMYK
Alguns de vocês podem estar pensando: “Bem, este artigo teria sido útil quando comecei o projeto!” Não se desespere. Sim, é importante iniciar um projeto no formato correto, mas ainda é possível converter entre RGB e CMYK se necessário. Esteja preparado para que as cores pareçam diferentes (mais escuras ou mais claras devido à mistura de aditivos ou subtrativos). Se você é um designer, terá que explicar isso ao seu cliente. E, além de alterar o espaço de cores do documento, pode ser necessário alterar as próprias cores para encontrar uma aproximação do que você tinha antes. Veja como usar o seu software de design para converter entre os modos de cores RGB e CMYK.
Tudo tem solução. Tem gráficas que utilizam os arquivos em RGB, por isso é importante conversar com a gráfica, e sempre solicitar uma PROVA antes de mandar RODAR todos os rótulos. Saber como as cores interagem para definir um pigmento pode dar a você maior controle sobre a aparência da cor final e, portanto, maior controle sobre o design final.
Quanto mais você trabalhar em um modo de cor específico, melhor será a previsão de como o arquivo de design será convertido em um produto final. É por isso que, se você deseja sempre cores com imagens perfeitas, procure a Agência Alvo. Somos uma empresa especializada em criação de rótulos para todos os segmentos. Entre em contato pelo WhatsApp (51) 3377-6961.