Fraga

Cervejaria-Fraga

Site: www.cervejariafraga.com.br

Município: Rio de Janeiro-RJ

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 22080 - Vargem Pequena

Email: sac@cervejariafraga.com.br

Telefone: (21) 2434-1681


O projeto embrionário da cervejaria surgiu em 2004, quando Sergio Fraga começou a estudar por conta própria os estilos de cerveja, suas nuances e características. As primeiras receitas surgiram ainda na cozinha de sua casa. Durante um tempo, maturou a ideia de fabricar em casa sua própria cerveja. Para isto, recorreu a diversos livros, sites especializados e até cursos ainda embrionários para difusão das técnicas no Brasil.

Ele conta que nesse período conheceu alguns outros "loucos" já nas redes sociais, igualmente apaixonados por cervejas, e começou uma troca "frenética" de experimentos e receitas. Logo eles viraram "amigos de infância" e começaram a promover eventos e a difusão da cultura cervejeira na cidade. Tomava forma a Acerva Carioca - Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio de Janeiro.

Depois de experimentar várias receitas em casa e carregá-las para a casa de amigos, Sergio ouviu uma proposta de um grande amigo, Fredy Litowsky, para o que seria o início de um grande projeto. Apesar de achar que tudo não passaria de uma brincadeira, as conversas continuaram meses depois. O sonho tomou forma e cresceu com a entrada de mais outros dois amigos, Jorge Litowsky e Renato Estrella.

Esse time de empreendedores levou seis anos para colocar o projeto de pé, com recursos próprios e muita perseverança. A cozinha e os primeiros tanques foram adquiridos e, enquanto isso, iniciou-se a busca pelo terreno para construção do galpão.

Cada passo era meticulosamente planejado e revisado. À época, não havia no que se espelhar no Rio de Janeiro, e o apoio e os conselhos de outras cervejarias espalhadas pelo Brasil foram cruciais para que as dificuldades fossem superadas.

Escolhido o local, que atendia a todas as normas e exigências legais, iniciou-se a construção do prédio. A obra durou aproximadamente um ano e meio, mas a burocracia para legalizar a fábrica durou muito mais.

Em abril de 2013, finalmente a fábrica estava legalizada. A primeira produção comercial foi realizada em junho do mesmo ano e vendida para bares e restaurantes que há tempos aguardavam o lançamento da Fraga Weiss.

No verão de 2016, a linha de chopes e cervejas é composta pelas seguintes opções:

  • Weiss
  • Blonde
  • Brown
  • IPA