Entidade põe Vigilância Sanitária e restaurantes frente a frente

Encontro em Porto Alegre, em 21 de junho, é o terceiro realizado no país pela ANR

Encontro visa a reduzir o "alto índice de restaurantes interditados ou impedidos de funcionar por determinado tempo" (Foto: Divulgação)

Devido ao "alto índice de restaurantes interditados ou impedidos de funcionar por determinado tempo", a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) realiza no dia 21 (terça-feira) um encontro entre a Vigilância Sanitária de Porto Alegre (RS) e o setor de alimentação da cidade. É o terceiro encontro realizado pela entidade com um órgão de vigilância local. Os dois primeiros eventos ocorreram em Blumenau (SC) e Florianópolis (SC).

Paulo Antônio da Costa Casa Nova, chefe da equipe de alimentos da Vigilância Sanitária de Porto Alegre, explica a rotina preocupante:

“É uma constante. Semanalmente suspendemos temporariamente as atividades de, pelo menos, um restaurante. É sempre uma medida preventiva, mas este encontro vai ajudar nas discussões e na compreensão dos problemas de ambos os lados.”

Eliana D. Alvarenga, consultora técnica da ANR, explica a dinâmica do evento, que ainda passará por outras cidades.

“Serão encontros gratuitos, com duração de um dia, divididos em dois momentos: na primeira parte, a Vigilância irá apresentar todas as não conformidades encontradas em vistorias, além de apontar cases de sucessos sanitários. Já na segunda metade do workshop, será a vez dos representantes do setor apresentar aos técnicos suas percepções sobre o trabalho realizado pelo órgão.”

O evento está com inscrições abertas ao público e, para participar, basta se inscrever através do site oficial da Associação Nacional dos Restaurantes, neste link. As vagas são limitadas.