Um tour pela Rota Cervejeira RJ

4 cidades da Serra Fluminense oferecem atrações turísticas, cervejeiras e gastronômicas

Iniciativa da Rota Cervejeira do RJ estimula o turismo na região serrana fluminense (Foto: Divulgação)

Iniciativa da Rota Cervejeira do RJ estimula o turismo na região serrana fluminense (Foto: Divulgação)

Oportunidade de saborear uma diversidade de estilos de cerveja e contemplar a região turística e cervejeira do Rio de Janeiro, a Rota Cervejeira RJ reúne atrações turísticas, cervejeiras e gastronômicas em quatro cidades da Serra Fluminense: Guapimirim, Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Em cada uma delas, o turista encontra uma experiência cervejeira marcante, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região.

Ana Claudia Pampillon, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, explica como surgiu a iniciativa:

"A Rota foi criada em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo que tinha sido comprometido pelas chuvas frequentes na região. Identificamos no setor de cervejas artesanais e especiais na Região Serrana do Rio, uma boa oportunidade também para fomentar o mercado que estava em franco crescimento."

Hoje, 21 grandes e pequenos produtores integram a Rota Cervejeira RJ: Alpendorf, Barão Bier, Bohemia, Born 2 Brew, Brewpoint, Colonus, Dr Duranz, Favre Baun, Grupo Petrópolis, Guapa, Kanton Beer, Madame Machado, Mad Brew, Odin, Pontal, Ranz Bier, Rota Imperial, Soul Tere, Therezópolis, Tortuga Craft Fier e Vila de Secretário. A organização oferece pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades, até as e degustações harmonizadas em restaurantes que oferecem boa comida e contato com a natureza.

A Associação das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (ACCERJ-TUR) tem parceria com agências de viagens, que colocaram em sua prateleira de circuitos nacionais a Rota Cervejeira RJ como destino que pode ser visitado em viagens de dois a três dias.

As cervejarias da Rota RJ que já fazem beer tour (em ordem alfabética):

Alpendorf (Nova Friburgo) - Localizada na Casa Suíça, complexo que mantém uma queijaria, uma chocolateria, um museu e um artesanato local, a cervejaria reforça a ideia da tradição de Nova Friburgo. A meta da cervejaria é levar para o público um produto equilibrado, inovador e que proporcione uma sensação sensorial única, quando experimentado. Já são seis rótulos Alpendorf, nos estilos Black Apa, Rouge Larger, Double American Portes, Americam Wheat IPA, Irish Red Ale e German Pilsner. Os contatos para visitação podem ser feitos pelo telefone (22) 99243-0824 ou pelo e-mail gabrielthuler@gmail.com.

Barão Bier (Nova Friburgo) - A cervejaria Barão Bier produz seis estilos de cervejas - American Blonde Ale, American Red Ale, Weizen, English Pale Ale e a India Pale Ale - e o chope de Laranja. O Bier Tour Sense promovido pela Barão Bier é uma experiência fantástica, na qual você poderá passar um momento único nas instalações da cervejaria com a oportunidade de conhecer parte da história de Nova Friburgo, o processo de fabricação da cerveja e ainda degustar todos os rótulos produzidos pela Barão Bier, com direito a música ao vivo e uma deliciosa fogueira. Se quiser saber mais é só ir no site da cervejaria: baraobier.com.br

Bohemia, Petrópolis – Situado nas antigas instalações da "primeira cervejaria do Brasil", o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja. São mais de sete mil m² e 20 ambientes, que reúnem informações sobre o mundo da cerveja na gastronomia, na cultura, no comportamento, no bem-estar, no meio ambiente e no consumo responsável, tudo isso apresentado de forma interativa. Informações: www.cervejariabohemia.com.br.

Born2Brew (Nova Friburgo) – A cerveja é produzida em uma cervejaria artesanal que funciona dentro do bar onde é vendida. ão cerca de 3 mil litros produzidos por mês e que já são enviados para bares do Rio de Janeiro. Além das tradicionais Pilsen, Red Lager, Red Ipa e Rye India Pale Lager (feita com centeio), o consumidor vai encontrar no local a Ipa Route (bar onde são vendidas) a Double Ipa com rapadura e Pumpkin Ale (cerveja de abóbora eleita pelo site MSN como uma das 15 mais exóticas do mundo).

Brewpoint (Petrópolis) – A Brewpoint abriga seis marcas: Duzé, Da Corte, Imperatriz, Rústika Serra Velha e Saideira. As marcas que estão na Brewpoint são figurinhas fáceis da feira Deguste, que acontece sempre no segundo sábado do mês, em Petrópolis. A cervejaria fica na entrada de Petrópolis, a 500 metros da Pavelka e da Casa do Alemão, tradicionais pontos de parada de quem vem do Rio, e a 200 metros do Palácio Quitandinha. A Brewpoint também possui um bar no bairro do Quitandinha. Tanto fábrica, quanto bar podem ser visitados. Informações: cervejariabrewpoint.com.br

Grupo Petrópolis (Petrópolis e Teresópolis) – O beer tour na fábrica em Itaipava é gratuito, oferecido de terça a sábado, e deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase. O passeio dura cerca de duas horas e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa. A visitação na fábrica de Teresópolis é realizada da mesma forma. A fábrica fica na Serra do Capim, e assim como Petrópolis, o visitante tem a chance de conhecer o processo de fabricação de diversas marcas da Companhia, a sala de brassagem, e descobrir alguns segredos de uma bebida de excelência. Informações: www.grupopetropolis.com.br.

Odin (Petrópolis) - Localizada em Itaipava, distrito de Petrópolis, a Odin já organiza pequenos beer tours. A Cervejaria atualmente tem capacidade de produção de 50 mil litros/mês. A ideia é fazer uma seleção para abrir as portas também para cervejeiros ciganos. possui um bar de fábrica e participa da feira mensal Deguste, no centro de Petrópolis. Além disso, conta com 12 barris de carvalho de Brandy, Whisky e Bourbon, utilizados para maturação de cervejas especiais e que promove uma experiência sensorial realmente diferenciada. Contato pelo telefone: (21) 99637-7665

A visitação ocorre com o mínimo de 10 pessoas, com 40 min de tour e 50 min de degustação, totalizando 1h30. O tour consiste na explanação da origem da cervejaria, o local onde ela foi construída e rápida explicação sobre a construção da fábrica e sobre o processo de elaboração da cerveja. Após o tour, os visitantes seguem para a loja/bar da fábrica onde é realizado a degustação e venda de souveniers. O custo por pessoa é de R$30 com direito a degustação de todas as cervejas da Odin e um copo de acrílico de 500ml da Odin.

Pontal (Nova Friburgo) - A Cervejaria Pontal nasceu com o objetivo de ajudar os Cervejeiros Ciganos a desenvolver, profissionalizar e maximizar a produção de cerveja artesanal. Está preparada para fabricar cervejas para quem quiser! Conta hoje com os rótulos Pontal American Pale Lager (American pale lager); Eclipse Porter (English Porter); Charlie Goes Nuts (Brown Ale); Charlie Goes Nuts com Amburana (Wood Aged Beer); Pontal American Ipa (American Ipa); Pontal Brett Ipa (American Ipa); Cherry Storm (Fruit Beer); Pontal Brownie Wine (Barley Wine). A cervejaria ainda não tem formatado um beer tour, mas uma vez por mês promove o "GrowlerDay" que tem atraído os amantes da boa cerveja. Informações: cervejariapontal.com.br

Ranz Bier (Nova Friburgo) – Situada em Lumiar, a microcervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro da localidade. No local, também há uma loja da marca. Abre a fábrica para visitações pré-agendadas. Informações: www.ranzbier.com.br

Soul Terê (Teresópolis) - A Soul Terê nasceu de três paixões (Cerveja, Esportes e Música), que serviram de inspiração para todos os seus rótulos. A cervejaria chegou para ajudar a movimentar o turismo e a cultura cervejeira na Região Serrana do Rio e começou a operar a fábrica em agosto de 2018. O Mondial de la Biere de 2018 foi o grande debut no mercado do Rio de Janeiro, quando a cervejaria lançou cinco cervejas iniciais. O beer tour custa R$ 50,00 (por pessoa). Em breve, a cervejaria vai abrir aos finais de semana mas, por enquanto, as visitas precisam ser agendadas no e-mail contato@soultere.com.br

Therezópolis (Teresópolis) – A Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais da marca Therezópolis é o destaque entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece. No local, os amantes da cerveja podem conhecer seus 6 diferentes rótulos, além de provar deliciosos pratos harmonizados com os múltiplos estilos da bebida. Na Vila St Gallen, o visitante tem a oportunidade de se sentir em uma Vila inspirada na cidade de Sankt Gallen na Suíça com decoração, trajes e pratos típicos da região.

Bier Tour - Quem visita a Vila St Gallen não fica preso apenas aos prazeres da degustação e harmonização de cervejas. Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história de uma das bebidas mais antigas do mundo, seus estilos e entender um pouco do seu processo de produção pode participar do "Bier Tour" - ou beer tour, como algumas outras cervejarias preferem, com o sommellier de Cervejas Therezópolis.

A duração do tour gira em torno de uma hora e meia e é permitido somente para maiores de 18 anos. Não é permitida a entrada de crianças de colo. Informações: atendimento@vilastgallen.com.br ou pelo telefone (21) 2642-1575.

Outras cervejarias integrantes da Rota Cervejeira RJ já estão organizando seus tours e estes poderão ser lançados neste segundo semestre de 2019.