Cervejarias independentes ganham selo nos EUA

Iniciativa da Brewers Association é uma resposta ao avanço da AB InBev sobre as artesanais

Como é o selo que a Brewers Association estimula que as milhares de cervejarias independentes nos Estados Unidos imprimam em suas embalagens (Foto: Divulgação)

"Em um esforço para educar os amantes da cerveja sobre quais são produzidas de forma independente", a Brewers Association - a instituição dedicada a promover e proteger as cervejarias artesanais pequenas e independentes nos Estados Unidos - lançou um novo selo que promove cervejarias artesanais independentes. É um contra-ataque ao avanço da AB InBev sobre os apreciadores de cervejas artesanais e especiais. A gigante da cerveja vem abocanhando cada vez mais espaço, em uma estratégia de aquisições.

Ao exibir uma forma de garrafa de cerveja icônica virada de cabeça para baixo, o selo "captura o espírito com o qual os cervejeiros artesanais levaram cerveja, enquanto informam os amantes da cerveja que estão escolhendo uma cerveja de uma cervejaria de propriedade independente". A Brewers Association destaca que "essas cervejarias dirigem seus negócios sem influência de outras empresas de bebidas alcoólicas que não são elas próprias cervejarias artesanais".

A instituição ressalta que a independência é uma marca registrada do segmento artesanal, valorizada pelos cervejeiros que fazem a cerveja e pelos apreciadores que a bebem. Cita um estudo recente encomendado pela Brewbound e conduzido Nielsen apontou que "independente" e "de propriedade independente" ressoou fortemente com a maioria (81%) de bebedores de cerveja artesanal. Cada vez mais, eles estão procurando a diferenciação entre o que está sendo produzido por cervejarias artesanais pequenas e independentes contra a "Big Beer" e as marcas de cervejarias de origem artesanal adquiridas por grupos. "Os bebedores de cerveja, especialmente os Millennials, esperam transparência quando se trata de seus alimentos e bebidas", salienta. "Essa transparência e a propriedade subjacente podem gerar a intenção de compra."

O selo está disponível para uso gratuito por qualquer uma das mais de 5.300 cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes registradas que atendem à definição de cervejaria artesanal da Brewers Association e assinem um contrato de licença. Está disponível para as cervejarias membros e não-membros do BA. O objetivo é que, "nas próximas semanas, meses e anos, os amantes da cerveja irão vê-lo em embalagens de cerveja, em varejistas e em comunicações de cervejarias e materiais de marketing".

"Cervejarias artesanais constroem comunidades e o espírito de propriedade independente", obervaou Rob Tod, presidente do Conselho de Administração da Brewers Association e fundador da Allagash Brewing Company em Portland, Maine."Quando os amantes da cerveja compram cerveja artesanal independente, eles estão apoiando os empresários americanos e os assumidores de risco que há muito se esforçaram para não apenas ser inovadores e fazer cerveja verdadeiramente excelente, mas também criar cultura e comunidade no processo."

Enquanto as cervejarias artesanais pequenas e independentes representam 99% das 5 mil cervejarias nos EUA, produzem apenas 12% da cerveja vendida no país. O resto da venda de cerveja nos EUA vem da Big Beer, juntamente com marcas importadas. À medida que as grandes cervejeiras continuam a ter influência sem precedentes e adquirem milhões de barris de cervejas anteriormente fabricadas de forma independente, o selo se diferencia em um mercado lotado e cada vez mais competitivo.