Revista do Queijo, um novo projeto da redação da Revista da Cerveja
/Com redação em Porto Alegre, publicacão tem tiragem de 5 mil exemplares e circulação nacional
Para fomentar a cena do queijo brasileiro, surge agora a Revista do Queijo, uma publicação 100% brasileira que busca falar com todo o segmento queijeiro. Uma cadeia que engloba desde produtores rurais e queijarias até lojas especializadas, chegando ao consumidor final. A RQ nº 1 foi lançada no dia primeiro deste mês e traz toda a versatilidade do queijo no mundo gastronômico, seja na seção Queijo na Receita, com preparos que o tem como ingrediente, seja na seção Harmonização, que ganhou destaque de capa com a combinação entre queijos e cervejas.
O idealizador do projeto, diretor responsável e jornalista, Fabrício Scalco, destaca:
"Fazer uma revista sobre queijo já estava em meus planos desde 2013, sendo maturado com mais intensidade ao final de 2019, só que veio a pandemia. Esperei um pouco, mas senti que precisava marcar 2020 com a primeira edição. Aqui está um sonho, uma vontade imensa de aprender, contribuir e agregar ao mercado queijeiro do país. Fica aqui a gratidão à toda a equipe, que entendeu o desafio e esteve ao lado para superar os vários desafios que estiveram no caminho."
Reportagens especiais também compõem a edição, abordando temas como o desenvolvimento do Selo Arte e os erros para se evitar ao comer queijo, além de entrevistas com nomes representativos do setor, como Airton Gianesi da Costa e Dan Strongin. A publicação ainda conta com colunistas consagrados no setor, como Bruno e Juliano Mendes, Falco Bondini, João Pedro Lourenço Neto, John Braga e Monica Pessoa, que compartilham conhecimentos em diferentes áreas.
Aqueles que movimentam o comércio também ganham espaço nas páginas da RQ, como na seção Prateleira, que ressalta o protagonismo de quatro lojas queijeiras; as trajetórias de fazendas e queijarias, além de muitos outros assuntos e novidades sobre o mundo queijeiro. Na edição nº 1, destaque também para matérias sobre pesquisas envolvendo o uso de ácaros na maturação, as atualizações na legislação, tudo sobre o funcionamento das câmaras de cura e a receita para fazer em casa um Queijo Minas Frescal.
A Revista do Queijo tem cobertura e distribuição nacional, em edições trimestrais. Os interessados poderão encontrar a RQ na versão impressa e digital, além de adquirir edições avulsas no site (www.revistadoqueijo.com.br) ou nos pontos de venda, bem como se tornar assinante e garantir as edições seguintes. Com direção de Fabrício Scalco, que assina como editor-chefe, a equipe é composta pelas jornalistas Andréia Ramires e Letícia Garcia (editora); redator Emílio Chagas (diretor editorial); designers Eduardo Soares e Iuri Lang Meira (diretor de arte) e nos canais de atendimento e venda Andressa Novakowski (assinaturas) e Diego da Luz (comercial).
"O queijo sempre esteve na minha mesa e, com o passar dos anos, essa conexão foi crescendo. Com a descoberta da cerveja especial, o queijo já estava ali para harmonizar. Existe uma simbiose maravilhosa entre esses dois mundos, muitas visões e ações semelhantes, pessoas espetaculares. O mais fascinante é que, com muita frequência, descubro aromas e sabores novos", finaliza Fabrício.
O cenário queijeiro no país
O mercado de queijo brasileiro, principalmente o queijo artesanal, vem demonstrando todo o seu potencial de crescimento há alguns anos. As possibilidades de alcance e de desenvolvimento dessa cultura queijeira são imensas, com regiões onde o mercado do queijo já está alavancado e outras que começam a investir. Unindo o cuidado artesanal com a tecnologia disponível, os queijos nacionais buscam garantir a qualidade de produtos únicos e a segurança sanitária, valorizando histórias e gerando empregos.
O queijo brasileiro, cujos produtores têm se empenhado na busca pela excelência, conquista a cada dia o seu espaço no interesse do público. Muito mais que sabor, a cultura do queijo envolve história, cuidado e arte, ligando produtores e apreciadores em uma valiosa rede queijeira. Rede que se estende das grandes queijarias até os pequenos produtores, que valorizam a região de onde vêm e buscam terroir. Quando chegam mais longe, carregam consigo todo este valor cultural, que agrega particularidades a cada uma das queijarias existentes no país. E o Brasil agora recupera e desenvolve essa cena queijeira.