4 dicas de turismo de cerveja na República Tcheca

Spa de cerveja, curso, minicervejarias e museu de vidro fascinam turistas cervejeiros

Há inúmeros spas de cerveja, até com a possibilidade de banho de lúpulo (Foto: Divulgação)

A República Tcheca é, para muitos, o país da cerveja. Com uma tradição da produção de cerveja que remonta a 970, o país europeu oferece inúmeras opções para aproveitar a cerveja. Pilsen, por exemplo, é uma cidade em que o nome já entrega a intimidade com a bebida.

Quem se instala em uma das antigas tavernas de estilo tcheco, no centro da cidade, fica diante de uma vista fantástica da catedral de São Bartolomeu, com a torre da igreja mais alta da República Tcheca.

Esta cidade vive da cerveja e a grande maioria dos visitantes de Pilsen não perde a excursão à cervejaria mundialmente conhecida que deu ao mundo a cerveja Pilsen. Suas exposições irão familiarizá-lo com todo o processo de produção da boa cerveja Pilsner, que é fabricada na cidade desde o século 13. E as chamadas rotas da cerveja, que o guiarão pelas cervejarias locais, grandes e pequenas, são cada vez mais populares.

Além disso, dada à sua situação geográfica entre Praga e Alemanha, Pilsen sempre foi uma encruzilhada de culturas. Isso também se refletiu em seu aspecto arquitetônico. Você pode visitar a Grande Sinagoga, ricamente decorada e apresentada como a terceira maior do mundo. Você também pode enriquecer a sua estadia na região com uma excursão para a área de fronteira de Chodsko, que mantém o seu rico folclore. Você não deve perder uma visita à pitoresca cidade de Klenčí e ao centro desta região, a atraente cidade de Domažlice, com arcadas e uma torre inclinada.

Esta matéria, com informações do Escritório de Turismo República Tcheca, lista algumas das atrações mais concorridas.

SPA de cerveja

Em várias partes da República Tcheca, há muitos Spas de cerveja para quem quer mergulhar na cerveja.

Entre os mais populares, está o spa em Štramberk, Morávia, que combina o folclore tradicional tcheco e moravo. Ao lado do spa, há também a cervejaria local onde preparam a cerveja chamada Trubač.

Rožnov também tem sua própria cervejaria, onde se prepara cerveja com sabor de mel ou cereja. O spa cervejeiro em Rožnov é caracterizado por sua ligação com medicina alternativa.

Outro spa de cerveja popular é da cervejaria Chodovar em Chodová Planá onde, além do banho de cerveja, oferecem o banho de lúpulo, como indicação de ajudar a combater a insônia e reduzir o estresse.

Curso de cerveja

Na lendária Cervejaria Pilsner Urquell, o campeão mundial barista de cerveja, Lukáš Svoboda, que trabalha na taberna Lokál U Bílé kuželky, ensina o método certo de servir cerveja. Também mostra quantos tipos de cerveja há, como trabalhar com eles. O "aluno" ainda leva como recompensa uma caneca de meio litro com seu nome, além do certificado do curso.

Curso ensina o "método certo" de servir cerveja (Foto: Divulgação)

 

Minicervejarias

A cerveja tipo Pilsen chamada Pilsner Urquell é a mais famosa do mundo. Apesar disso, a República Tcheca tem mais 400 cervejarias e a popularidade das cervejarias menores (minicervejarias) é um fenômeno.

É possível visitar a aldeia de Dalešice, por exemplo, cuja cervejaria começou no final do século 16. Sua receita original até hoje continua a ganhar vários prêmios como o "A Cerveja da República Tcheca" do ano de 2016, um dos mais recentes. A cervejaria também é popular graças ao filme tcheco Postřižiny, filmado na área da cervejaria.

Outra entre as mais apreciadas das minicervejarias é a cervejaria Kocour, localizada na cidade de Varnsdorf, perto do parque nacional České Švýcarsko (Suíça Tcehca) e que tem sua própria estação de trem.

No meio do rio Moldava, no embarcadouro de um dos barcos, há uma nova minicerveceria praguense. Seu nome é simples: Pivovar (Cervejaria). Ali se pode saborear uma cerveja original com uma vista privilegiada de Praga a partir do Rio Moldava.

Museu de Vidro

Em Harrachov, onde fica a cervejaria Novosad, também é possível visitar uma das mais antigas fábricas de vidro da República Tcheca, o museu de vidro e, em particular, um spa de cerveja. Na fábrica, com um pouco de sorte, você pode soprar seu próprio copo de cerveja.