Rasen Bier tem dupla comemoração

Marca de Gramado, na serra gaúcha, comemora 13 anos da cervejaria e um do bar

Cervejaria passou por transformações em 2020, em plena pandemia (Foto: Divulgação)

Uma das principais cervejarias do Rio Grande do Sul, a Rasen Bier, tem uma comemoração dupla no dia 7 de dezembro. A marca com sede em Gramado, na serra gaúcha, completa na data 13 anos de vida. Na ocasião comemora também um ano de seu bar.

No portfólio, opções Pilsen, American Pale Ale, Brown Ale, Dunkel, Weizen e Ambar Ale (as duas últimas premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas promovido pela ABRADEG - Associação Brasileira dos Degustadores de Cerveja) que seguem o mais rígido padrão de fabricação de cerveja, criado em 1516 pelo Duque da Bavária, Guilherme IV, e contam com apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura.

Em 2020, com a pandemia, ocorreram grandes mudanças. A fábrica migrou para um novo e mais avançado complexo no bairro Carniel e passou a aglutinar também um amplo bar (mais informações abaixo). Por lá, é possível fazer um tour guiado para conhecer o processo de produção da cerveja e depois degustar os rótulos no conforto do espaço, que contempla bar principal, mezanino com mesa e sinuca e área externa com deck, além de loja para aquisição dos produtos.

A visitação, explica Mario Tramontina Junior, CEO da empresa, é uma tentativa de aproximar a marca dos consumidores:

“É um momento para a Rasen apresentar a qualidade de sua matéria-prima, a complexidade de seus processos e o cuidado que os nossos cervejeiros têm para oferecer o melhor produto aos clientes.”

Pioneira entre as cervejas produzidas pela empresa, a Rasen Bier Pilsen foi elaborada pela mestre-cervejeira Kátia Jorge. É o estilo mais fabricado pela cervejaria. O primeiro chopp Pilsen da Rasen foi fabricado em dezembro de 2008. São utilizados em sua preparação maltes pilsen e chocolate, procedentes da Argentina, do Uruguai e da Bélgica, e depois dois tipos de lúpulo provenientes da Alemanha.

Para batizar a cervejaria em 2008, os irmãos Augusto e Guilherme Schwingel Luz e o primo Rodrigo Thiele da Luz buscaram nas raízes da família um nome que fosse de fácil pronúncia. Rasen significa Gramado, em alemão. A palavra remete à cidade natal da cervejaria e a um dos principais destinos turísticos do país.

Com uma produção média de 120 mil litros por mês e centenas de pontos de distribuição na região sul do Brasil, a empresa tem planos de expansão, com proposta de exportação da cerveja para outros países, além de plano de franquia para outros estados. A produção está dividida entre cerveja e chope.


Serviço:

  • O quê: visita à fábrica
  • Quando: terça-feira a domingo, das 11h às 17h30min
  • Onde: Rua Itapeva, 25 - Carniel, Gramado/RS
  • Quanto: R$ 35 por pessoa + 10% e inclui régua de degustação com 5 estilos de chopp produzidos pela Rasen
  • Como: agendamento necessário para grupos acima de 15 pessoas - pelo WhatsApp (54) 99703-2855 ou (54) 3286-6646