Gastronomia afetiva inspira Petrópolis Gourmet 2023

De 10 a 26 de novembro, festival ocorre em 45 restaurantes e interage com o público nas ruas

The Gusto, uma das 45 opções do festival (Foto: Divulgação)

No coração das montanhas da Região Serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis se prepara o evento gastronômico mais aguardado do ano e o quinto maior do país: o Petrópolis Gourmet. Celebrando sua 23ª edição, o festival chega com um tema irresistível: a "gastronomia afetiva". A proposta é conduzir os visitantes em uma viagem pelo paladar e memórias, explorando os sabores que tocam a alma e aquecem o coração. De 10 a 26 de novembro, nos restaurantes, nas praças, nos shopping e nas ruas, os talentosos chefs locais irão compartilhar experiências e sabores em pratos únicos e inovadores, preparados com ingredientes locais e afetividade.

"Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família" é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau com a participação de 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens e curadoria de Márcio Ricci, chef internacional, radicado há 20 anos em Portugal. A programação completa com menus, oficinas, agitos gastronômicos, palestras e todas as atividades estão no site www.petropolisgourmet.com.br.

O Petrópolis Gourmet 2023 é um convite para explorar a magia da culinária, um tributo à riqueza da gastronomia afetiva e à hospitalidade de Petrópolis. É um evento imperdível para todos os amantes da boa comida e para aqueles que desejam se aventurar em uma jornada gastronômica única e inesquecível. Será uma experiência que vai além do sabor e mergulha nas emoções que a comida pode despertar.
— Samir el Ghaoui, presidente do PC&VB

O tema deste ano mexeu fundo com as lembranças de cada chef e restauranteur e as receitas são carregadas de afeto. Na lista de participantes no site oficial do evento, cada chef responsável pelo prato descreveu o porquê da escolha da receita e o que ela representa. E os relatos são tão emocionados que a organização do festival preservou as falas sem alterar nada, deixando intocável a autenticidade dessas memórias.

Hoje, me encontro como chef de cozinha em um dos mais renomados restaurantes de Petrópolis, seguindo minha paixão pela gastronomia. Quando soube que o tema do Petrópolis Gourmet deste ano era “cozinhando com afeto”, meu coração se encheu de alegria e ansiedade. Era a oportunidade perfeita para homenagear as mulheres que moldaram meu amor pela comida e minha carreira,
— Renan Pedro, chef

Natural de Cuiabá no Mato Grosso e atuando no Imperatriz Leopoldina Bar e Restaurante do Solar do Império, Renan apresenta o nhoque que sua mãe e avó preparavam para a família em ocasiões especiais. "A família inteira aguardava ansiosamente à mesa, o aroma enchendo a casa, eu e meus primos roubando pedaços da massa crua, escondidos dos olhares vigilantes de nossa avó. Esses momentos, agora, são eternos", afirma o chef que preparou a receita com bechamel, picadinho de filé mignon com molho demi glace, sementes crocantes e "telha" de parmesão.

Esse também é o prato favorito da sua filha de nove anos, Beatriz. "Quando preparo essa receita, é um momento de conexão entre gerações. Beatriz adora ajudar a moldar os pequenos rolinhos de massa e, como eu e meus primos outrora fizemos, ela também rouba um pedaço da massa. Cada garfada é um elo entre nós, uma herança que passo adiante", diz o chef.

Já no The Gusto, que participa do festival pela primeira vez, o chefe Vinicius Bastos quer que o público conheça e se delicie com um prato que carrega muitas emoções e lembranças de afeto: o pollo ao catupiry.

"O molho pollo era preparado pelo meu pai nas noites de inverno e logo quando ele iniciava seu preparo, o perfume dos temperos e o som produzido pelo frango dourando na panela contagiavam a casa, fazendo toda família se reunir na cozinha. Enquanto ele preparava era notável o amor que emanava de seu coração. Na hora de servir, com todos juntos à mesa, compartilhávamos momentos e histórias vividas", conta, emocionado. O prato do festival é composto por medalhões de frango ao molho catupiry acompanhado de uma massa paglia e fieno ao pollo.

"Ao fechar os olhos, consigo ver meu pai na cozinha e ainda sentir o sabor e o aroma enquanto era preparada esta receita", viaja no tempo a chef Daniely Scherer, da La Bodega, que apresenta um prato tradicional de sua família que foi agregado com novos sabores: ragu de rabada caldoso, um é um arroz com o caldo da rabada, ragu de rabada, agrião, cebolas roxas caramelizadas e um aioli defumado

Já no Majórica Restaurante, a lembrança é do público que tem marcada na lembrança a batata "pastel", uma batata frita que fica "inflada", é uma marca do estabelecimento. É um clássico para os moradores e deixou marca na lembrança de muitos visitantes que retornam à cidade, às vezes décadas depois, e pedem o acompanhamento. Hoje adultos, voltam à infância com a batata pastel e muitos querem apresentar a iguaria aos filhos.

"A batata começou com nosso querido cozinheiro, Geraldo da Silva, que ao fazer um corte 'errado' de uma das batatas mais pedidas naquela época, a portuguesa, ela inflou durante a fritura, se assemelhando a um pastelzinho. Logo todos adoraram a crocância e a leveza, se tornando um de nossos carros-chefe. Hoje, quem vem ao Majórica, traz inúmeras recordações sobre a casa, mas a batata pastel está sempre com papel de destaque nessas boas experiências . Se não tem a queridinha na casa, os protestos são veementes: ‘não saio daqui sem minha batata pastel!’", conta, divertida, Ângela Brum Rodrigues, dona da casa que é tradição há 62 anos.

Além de uma rica variedade de restaurantes e bistrôs participantes, o Petrópolis Gourmet também oferecerá oficinas culinárias, palestras sobre as novas tendências da gastronomia mundial, desafios entre chefs e até mesmo ações sociais. O festival é uma celebração da gastronomia que envolve a comunidade local e turistas, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.

Um dos destaques da ampla programação fica por conta do "Desafio do Chef", onde os chefs participantes competem na criação de pratos incríveis, revelando o melhor da gastronomia regional, com o vencedor recebendo como prêmio uma viagem de 15 dias a Portugal, toda custeada e com um curso em um restaurante de Lisboa.

Desafio dos chefs: vencedor ganha viagem de 15 dias aà Lisboa

O Petrópolis Gourmet 2023 traz o emocionante "Desafio do Chef", provocando os talentos locais a criar pratos surpreendentes com insumos de nossa produção e toque de afeto. O prêmio é mais do que tentador: viagem de 15 dias a Portugal, toda custeada, com estadia e curso na renomada Cozinha Ricci, em Lisboa, do chef Márcio Ricci, um destaque de catering na Embaixada Brasileira em Portugal, com pratos especiais para personalidades e líderes europeus em visita ao país.

A competição acontece em duas etapas: na primeira, chefs elaboram receitas com ‘insumos surpresa’ e os cinco melhores avançam para a etapa final. Na fase decisiva, os finalistas enfrentam um novo desafio e concorrem ao título "Menu Memória Afetiva do Petrópolis Gourmet 2023". Uma oportunidade única para chefs brilharem e celebrarem a paixão pela gastronomia em um evento incrível.

Agitos nas ruas, oficinas, palestras e chefs na praça: programação interativa e envolvente

O Petrópolis Gourmet 2023 é um convite para explorar o mundo da gastronomia de uma maneira única. Como um dos maiores festivais culinários do Brasil, ele se destaca por unir sabor, memórias e inovação. Neste ano, o tema "Cozinhando com Afeto: Receitas e Memórias de Família" adiciona uma pitada extra de emoção a essa celebração gourmet.

As oficinas culinárias são o coração do evento, onde chefs renomados compartilham seus segredos e técnicas, permitindo que os participantes desvendem os mistérios da culinária. Desde a Cuca Alemã até o Bolo de Panqueca, passando pelo Hambúrguer Mineiro e a Paella Valenciana, cada oficina é uma oportunidade de mergulhar em sabores e aprender com especialistas.

Uma das características mais cativantes deste ano é a oficina "Avós e vetos - afeto através do tempo." Uma homenagem às tradições familiares, esta oficina explora o elo entre gerações, permitindo que avós e netos compartilhem a paixão pela culinária e criem memórias especiais juntos. É uma jornada de afeto, onde as histórias de família ganham vida nas panelas e nos pratos.

Além das oficinas, o Petrópolis Gourmet invade as ruas com eventos como o "Agito Gastronômico" no Hortomercado, em Itaipava, e na Rua Teresa, onde as delícias locais se misturam à atmosfera animada da cidade.

As palestras e rodas de conversa abordam temas que vão desde as novas tendências na gastronomia até a nutrição sustentável, oferecendo uma visão abrangente do mundo da culinária. E, é claro, há espaço para ação social, onde a comunidade se reúne em torno da boa comida estimulando o conhecimento da gastronomia não apenas como alimento para o corpo, mas para a alma e como propulsor do turismo.

"O Petrópolis Gourmet 2023 foi carinhosamente planejado e é uma celebração de sabores, memórias e afeto. Um evento que envolve, inspira e conecta pessoas através da culinária. Queremos que todos se juntem à nós nesta emocionante jornada gastronômica e descubra como a comida pode unir corações e gerações", completa Samir el Ghaoui.

A programação completa:

OFICINAS CULINÁRIAS:

  • Dia 6 (segunda): cuca alemã com Silvio Henrique Schimel - 19h - Senac
  • Dia 7 (terça): bolo de panqueca com Chef Adriana Borzino - 19h - Senac
  • Dia 8 (quarta): pão de cevada com Silvio Henrique Schimel - 19h - Senac
  • Dia 9 (quinta): hambúrguer mineiro com Italo Varjão e Silvia Vogel - 19h - Senac
  • Dia 10 (sexta): doces em compotas com Silvia Vogel - 19h - Senac
  • Dia 11 (sábado): sonho salgado com os chefs Adriana Borzino e Silvio Henrique Schimel - 10h - Senac
  • Dia 18 (sábado): oficina paella valenciana, courgette com recheio de gambas (crustáceo) e molhos indianos com Chef Marcio Ricci (Portugal), Chef Malkeet Sing Dilon (Índia) e Néviton Marci (Brasil) - 14h - Praça de Alimentação Pátio Petrópolis
  • Dia 19 (domingo): Oficina avós e netos – “Afeto através do tempo” - Chefs Marcio Ricci e Barão - 16h - Shopping Vilarejo
  • Dia 21 (terça): oficina “Café com Afeto” com Barista Alison Fonseca 3 Corações - 15h - Chocolates Katz – Barão de Amazonas
  • Dia 25 (sábado): oficina infantil - Biscoito Natalino” com Chef Alice Cox - 16h - Hipershopping Petrópolis

CHEFS NA PRAÇA:

Dia 14 (terça): Chefs na Praça – 11h - Praça Dom Pedro

Com 20 chefs cozinhando em conjunto numa ‘farra’ de delícias e animação

AGITO GASTRONÔMICO:

  • Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico - 11h – Hortomercado
  • Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico - 11h - Rua Teresa
  • Dia 19 (domingo): Agito Gastronômico com Chefs Marcio Ricci e Barão - 12h - 2 Vales Restaurante

Pratos especiais que são preparados à vista do público ( e com degustação) em locais abertos da cidade e no parceiro 2 Vales.

COZINHA BRASIL:

  • Dia 16 (quinta): Caminhão Cozinha Brasil - Firjan
  • Dia 17 (sexta): Caminhão Cozinha Brasil – Firjan
  • Dia 18 (sábado): Caminhão Cozinha Brasil – Firjan

AÇÃO SOCIAL:

  • Dia 22 (quarta): “Uma Leve Pitada de Amor” - Projeto Paz no Prato com Chef Márcio Ricci - 13h30 – na Oficina Irmã Rosa - Rua Infante Dom Henrique, LT 03 - Quadra 04 - Independência
  • Dia 23 (quinta): Ação Social COMAC - Chef Marcio Ricci, Chef Alice Cox e Marjorie Cox

DESAFIO DOS CHEFS:

  • Dia 13 (segunda): eliminatória - 9h - Senac
  • Dia 16 (quinta): eliminatória - 9h - Senac
  • Dia 21 (terça): Final - 9h – Senac

CORRIDA DOS GARÇONS E GARÇONETES:

  • Dia 8 (quarta): Corrida dos Garçons e Garçonetes - 10h – Bohemia

PALESTRAS E RODAS DE CONVERSA:

  • Dia 17 (sexta): Nutrição: Sustentabilidade e Criatividade: Comida Saudável - 9h às 11h – Universidade Estácio de Sá
  • Dia 21 (terça): Novas Tendências da Gastronomia Mundial: Roda de Conversa com o Chef Marcio Ricci - 19h – Senac

EVENTO ESPECIAL:

  • Dia 14 (terça): “Gastronomia: Uma Paixão Toyota” - Chef Marcio Ricci - 19h30 – Toyoserra (evento fechado para convidados)

Serviço

  • O quê: Petrópolis Gourmet - Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família
  • Quando: 10 a 26 de novembro
  • Onde: 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens
  • Como: programação completa no site oficial do evento