Filme 'Petroleum é nosso' desembarca em Belém

Exibição, com entrada franca, ocorre na Faculdade Estácio em 1º de novembro

O trio da cervejaria DUM: Luiz Felipe Araujo, Júlio Moutinho e Murilo Foltran (Foto: Divulgação)

O trio da cervejaria DUM: Luiz Felipe Araujo, Júlio Moutinho e Murilo Foltran (Foto: Divulgação)

Em exibição promovida pela DUM Cervejaria, com o apoio da Bio4, o documentário de longa-metragem Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil será exibido nesta quarta-feira (1/11), a partir das 19h30min, na Faculdade Estácio de Belém do Pará.

Usando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes - cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos, e vídeos de degustação -, o filme retrata a trajetória da Petroleum, uma cerveja cultuada no meio artesanal, criada por cervejeiros caseiros de Curitiba para a sua autossuficiência, e que ganhou diversos prêmios, fama internacional e passou a ser produzida por duas cervejarias diferentes.

Como pano de fundo, o documentário mostra um retrato da comunidade de cervejeiros brasileiros, do renascimento do mercado de cervejas no Brasil e do assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Além disso, durante o filme, vemos como foi a trajetória de alguns dos fundadores de importantes cervejarias artesanais do Brasil.

A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores, de 18 estados do país, através de um "crowdfunding" realizado no site Catarse. A direção ficou a cargo do cervejeiro Luiz Felipe Araujo, que além de sócio da DUM Cervejaria ao lado de Murilo Foltran e Julio Moutinho, é formado em cinema pela FAAP de São Paulo. O roteiro leva a assinatura do roteirista curitibano, Fernando Marés e a produção é assinada pela Arte em Cena Filmes junto com a DUM Cervejaria.

Bastidores da produção


Serviço

  • O quê: Exibição de “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”
  • Quando: quarta-feira, 1º de novembro, a partir das 19h (o início da exibição é a partir das 19h30min) - a duração do filme é 85min
  • Onde: Faculdade Estácio - Iesam (Av. Gov. José Malcher, 1148 - Nazaré, Belém/PA)
  • Quanto: entrada franca