Pesquisa em Lisboa busca voluntários para beber cerveja

Grupo de cientistas investiga o impacto na bebida na flora intestinal

Tarefa dos voluntários será consumir uma cerveja por dia durante quatro semanas (Foto: Skitterphoto)

Para estudar os efeitos do consumo moderado de cerveja na saúde, um grupo de pesquisa em Portugal busca voluntários. Buscam-se 30 homens (saudáveis) com idade entre 18 e 65 anos. A tarefa deles será consumir uma cerveja por dia, seja com teor alcoólico ou não, durante um prazo de quatro semanas.

Conforme o comunicado do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde da Universidade Nova de Lisboa (Cintesis), o objetivo é avaliar o impacto que o consumo de cerveja tem na flora intestinal (microbiota intestinal), no perfil metabólico e lipídico em indivíduos saudáveis.

O estudo é liderado pela pesquisadora Conceição Calhau, especialista em Nutrição e Metabolismo do Cintesis.

“O impacto do consumo de bebidas alcoólicas com compostos bioativos (nomeadamente polifenóis) na saúde é um tópico urgente nas ciências biomédicas”, disse a especialista, indicando que “participar neste estudo é uma oportunidade rara de contribuir para o conhecimento dos efeitos metabólicos do consumo de cerveja”.

A coordenadora do estudo esclarece:

“A colaboração no projeto não implica a toma de qualquer medicamento, apenas o consumo diário de uma cerveja, preferencialmente ao jantar, fornecida pela equipa.”

Conforme estudos anteriores, as consequências estão, na maior parte das vezes, associadas ao estilo de vida que as pessoas levam, como é caso do sedentarismo, consumo de cigarro e má alimentação, “sendo assim difícil reconhecer os efeitos do consumo da bebida na ausência desse estilo de vida menos saudável”, sublinhou.

Durante o estudo, os voluntários vão ser avaliados por um profissional de saúde, tanto no início como no fim, por meio de análises de sangue, fezes e urina.