Produção de cerveja para a Oktoberfest Sorocaba une artesanais

Colaborativa para a festa é produzida na fábrica da Bamberg, em Votorantim

Grupo faz parte da Cerveja Livre – Associação das Microcervejarias do Interior do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira, 17 de agosto de 2018, a Cerveja Livre – Associação das Microcervejarias do Interior do Estado de São Paulo, organizadora da Oktoberfest Sorocaba, reuniu suas cervejarias associadas para iniciar a fabricação da cerveja estilo Festbier que será comercializada, exclusivamente, no evento. O evento se realiza no dia 6 de outubro.

Alexandre Bazzo, fundador da cervejaria Bamberg e associado da Cerveja Livre, explica:

“Nesta edição, a cerveja Festbier está sendo fabricada na Bamberg, mas a proposta é que nas próximas edições seja feito um rodízio nas outras cervejarias associadas, para a produção da cerveja do evento. A ideia é que todas possam participar desse momento, que acaba se tornando uma grande novidade e surpresa para todos.”

Alexandre Bazzo, fundador da Bamberg, foi o anfitrião da brassagem (Foto: Divulgação)

 

Alexandre observa que o tempo de fabricação de uma cerveja artesanal é mais longo, já que dispensa a adição de produtos químicos que aceleram sua fermentação e maturação.

“Tudo acontece de forma natural, por isso é preciso aguardar este período para que a bebida atinja o ponto ideal para o consumo, com sabor e textura desejados”, comenta.

Detalhe do processo (Foto: Divulgação)

Além da cerveja Festbier, o estilo Weiss (trigo) também estará disponível para venda durante o evento. Lembrando que a receita exclusiva não será encontrada em lojas ou postos de venda, pois ela foi feita, exclusivamente, para ser saboreada durante a festa.

Conforme Bruno Cenci, presidente da Cerveja Livre, a Oktoberfest Sorocaba será uma ferramenta para desmistificar o conceito da cerveja:

“É legal que todos entendam que a cerveja também é um tipo de alimento e que pode e deve ser apreciado com moderação. O Oktoberfest Sorocaba vem, justamente, para isso: para que seja um evento onde todos possam confraternizar em harmonia, saboreando uma bebida diferente e que, certamente, ficará na memória de todos.”

Já Luis Bramante, gestor da associação, acredita que a festa será voltada para a família:

“Queremos que todos possam passar um dia diferente, tendo um consumo responsável, algo que sempre é abordado pelas cervejarias artesanais que reforçam a questão 'beba menos, beba melhor’. Tanto que a organização está incentivando as pessoas a irem no evento de transporte público, taxi ou por aplicativos, apesar de o espaço possuir estacionamento gratuito. Disponibilizamos, ainda, um espaço kids e um fraldário para que os pequenos tenham uma estrutura necessária para curtir a festa sendo crianças.”

O som ficará por conta da Banda Chucrut's, e as comidas típicas serão variadas, entre salgados e doces.

A colocação do malte para ser moído, no inicio do processo (Foto: Divulgação)


Serviço

  • O quê: Oktoberfest Sorocaba
  • Quando: 6 de outubro de 2018, das 10h às 20h
  • Onde: Espaço Monteiro Lobato (Rua Antônio Aparecido Ferraz, 1.111, Jardim Itanguá, Sorocaba/SP)
  • Quanto: R$ 20