Novidade nas torneiras do 'O Resmungão'

Clube de assinatura de cerveja artesanal oferece Table Beer da Narcose neste verão

A cerveja Table Sous la Mer reproduz um estilo que tem história no Reino Unido (Foto: Divulgação)

Novidade no clube de assinatura e delivery de cerveja viva ‘O Resmungão’ neste verão. A cerveja Table Sous la Mer, da cervejaria Narcose, passou a fazer parte da torneira virtual disponível aos assinantes. O estilo é uma APA com 3,2% de teor alcoólico e um corpo leve e seco. Tem uma base de malte que apresenta uma sutil tosta que remete a biscoito cream cracker. Lupulagem americana delicada, mas presente, que traz mais refrescância para esta cerveja. A novidade ficará disponível durante o verão, quando os assinantes poderão desfrutar do sabor da cerveja de Capão da Canoa, litoral norte gaúcho.

O Resmungão está ampliando a variedade de estilos disponíveis nas torneiras, bem como os pontos de coleta para facilitar o acesso a produção artesanal gaúcha. Os growlers (garrafas de vidro) são de 2 e 1 litro e são entregues na porta de casa ou do trabalho. Por meio do site www.oresmungao.com.br é possível escolher os diferentes estilos artesanais de cervejas fabricadas no Rio Grande do Sul.

"Muitos não conhecem os estilos que tem no estado e, preferem beber no conforto da sua casa, com amigos e não nos bares ou eventos", afirma Marcel Meyer, sobre o ideal de criar o serviço.

O que são as Table Beers

Historicamente, legislação e tributação sobre bebidas alcoólicas foram as principais forças por trás do desenvolvimento dos estilos de cerveja britânicos, juntamente com os avanços tecnológicos. Assim surgiram as Table Beers, uma classificação fiscal, utilizada para cervejas inglesas com 2,75% a 4% de álcool por volume (ABV).

No século 18, havia três classes de impostos na Inglaterra (em ordem decrescente de força): Strong, Table e Small. A definição dessas classes era baseada no preço de venda no atacado. Já na Bélgica e na França as Table Beers eram cervejas para toda a família, crianças inclusive. Na Europa medieval, estas cervejas geralmente continham menos 1% de teor alcoólico. As Biere de table variavam muito em coloração, eram feitas com trigo e tinham sabor que remetia a pão. Possuíam uma leve carbonatação, mas muitas vezes eram flat (sem espuma e sensação frisante na boca). Oficialmente, a classificação Table Beer desapareceu em 1830, quando o imposto foi transferido da cerveja acabada para os insumos, como o malte e lúpulo.