LDAC une a Morada e a Stillwater
/Depois de lançamentos em três continentes, chegou a vez de o Brasil receber a marca nômade
Com uma relação próxima há anos, André Junqueira, da Morada Cia. Etílica, e Brian Strumke, da Stillwater Artisanal, criaram o projeto internacional chamado de LDAC - Long Distance Area Code (Código de área de longa distância). Depois do lançamento da LDAC nos EUA no final de 2020 e na Europa e na Ásia no início de 2021, chegou a vez do Brasil. A apresentação é nesta quinta-feira, 16 de dezembro, às 19h, com trasmissão pelo canal da StartUp Brewing no Youtube e pela página da Morada no Facebook.
Por seus criadores, a LDAC é descrita como uma marca nômade com receitas e conceitos desenvolvidos a quatro mãos. Ela nasce da somatória da norte-americana Stillwater Artisanal, criada em 2010, e da brasileira Morada Cia Etílica, criada em 2011, e tem em seu DNA a criatividade das duas aclamadas cervejarias ciganas, ambas pioneiras em seus países. O foco desse projeto é apresentar, enaltecer e homenagear a cultura, arte, ingredientes, sabores, e gastronomia brasileira para o mundo.
Estes dois primeiros rótulos nasceram da mente sempre atenta e inquieta do Junqueira. Ele queria representar a vida urbana no Brasil pelas coisas simples do dia a dia, que muitas vezes são traços marcantes da nossa cultura e nem percebemos, como os pixos nas cidades e as frutas maduras na feira em um dia quente de sol. A interpretação destes sentimentos para um líquido foi obra conjunta com o Brian e a tradução destes conceitos para a arte visual dos rótulos ficou a cargo do brilhante Daniel Mazer do Estúdio Dlab.
Independentemente das longas distâncias que nos separam, nosso pensamento é muito próximo e acreditamos firmemente que nossa capacidade de criar bebidas relevantes, com conteúdo e entrega sensorial ímpar e rica, nos une neste mundo cada vez mais sem barreiras. A verdadeira brasilidade merece ir além das nossas fronteiras, a cerveja brasileira merece um lugar no cenário mundial. Este projeto visa colaborar com a expansão da cultura brasileira para fora das barreiras na forma de cultura e arte etílica.
As primeiras cervejas
Frutaria
O primeiro rótulo do projeto é uma Gose tropical com caju, maracujá, maçã e um toque de sal marinho – praticamente uma viagem sensorial para uma feira no Brasil. E é exatamente esta a inspiração, os aromas e sabores das frutas de uma feira tropical com frutas maduras. A arte do rótulo é o passaporte inicial para esta experiência tão cultural nossa quanto uma feira de rua com o estilo e grafia das placas das feiras e frutarias.
Estilo: Gose
Teor alcoólico: 3,9% vol
Amargor: 5 IBUs
Ingredientes: Malte de cevada, aveia em flocos, malte de aveia, trigo, suco de caju, suco de maracujá, suco de maçã, sal marinho, lúpulo e levedura.
Você já sabe, mas não custa lembrar: produto destinado para maiores de 18 anos
Fixação
O segundo rótulo do projeto LDAC é uma IPA tropical urbana com farinha de mandioca, Citra, Galaxy e Amarillo, trazendo muito amargor e sabor de frutas. A arte do rótulo tem o estilo do pixo, uma forma de grafite urbano tão único e representativo da nossa realidade e cultura das grandes cidades brasileiras.
Estilo: IPA
Teor alcoólico: 6,7% vol
Amargor: 44 IBU
Ingredientes: Malte de cevada, farinha de mandioca, malte de aveia, lúpulo, levedura.
Você já sabe, mas não custa lembrar: produto destinado para maiores de 18 anos