Morre Marco Falcone, um entusiasta do segmento cervejeiro

O fundador da cervejaria Falke Bier presidia a Federação Brasileira de Cerveja Artesanal (Febracerva)

Falcone atuou no segmento cervejiro como empreendedor, formador e líder (Foto: Márcio Russo/Divulgação)

O Brasil perde um dos seus maiores entusiastas do segmento cervejeiro, Marco Antônio Falcone. Fundador da Cervejaria Falke Bier, presidente da Federação Brasileira de Cerveja Artesanal (Febracerva), vice-presidente do SindBebidas-MG e presidente da Cadeia Produtiva da Cerveja no MAPA, Falcone morreu nesta sexta-feira, 5 de janeiro, aos 60 anos, em Belo Horizonte (MG).

Ronaldo Morado, autor da Larousse da Cerveja, confirmou o falecimento do amigo e, a pedido da Beer Art, fez um depoimento:

Marco Antônio Falcone foi um ícone do movimento cervejeiro nos últimos 30 anos. Começou com a sua pequena cervejaria, Falke Bier, em Belo Horizonte, e fui amigo e companheiro dele nessa trajetória da reconstrução do ambiente cervejeiro no Brasil. As microcervejarias e todo esse movimento devem muito a ele, que soube lutar a boa luta, em todos os setores, em todas as instâncias, para disseminar a cultura cervejeira no Brasil, para unificar e aproximar os grandes produtores dos pequenos produtores, muitos pequenos produtores a se formarem, a se integrarem. Eu pessoalmente perco um grande amigo e um grande incentivador. O livro que eu escrevi, Larousse da Cerveja, tem a participação dele, está reconhecido isso lá no livro, porque não só incentivou, como me ajudou bastante no conteúdo, na revisão etc. Então todos nós perdemos muito com a sua saída do cenário precocemente, infelizmente.

Conforme o jornal O Tempo, Falcone foi internado recentemente e, nesta manhã, foi para o CTI, onde foi entubado. Nesta tarde, a família foi informada da falência múltipla dos órgãos do empresário e avisada de que, nas horas seguintes, ele deveria vir a óbito.

Há 10 anos, no Festival Brasileiro da Cerveja 2014, a Beer Art gravou uma entrevista em vídeo com Marco Falcone em que ele antecipa a ascensão do segmento cervejeiro. Confira abaixo:

Develon Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), organizadora da Semana Brasileira da Cerveja, de que faz parte do Festival, divulgou nota em que a entidade "lamenta profundamente o falecimento de um dos principais entusiastas e pioneiros da bebida no país, Marco Falcone. Presidente da Febracerva e da Câmara Setorial da Cerveja no Brasil, ele também fez parte desde as primeiras edições do Concurso Brasileiro de Cervejas, como jurado, e do Festival Brasileiro da Cerveja, com sua cervejaria Falke Bier".

Develon anunciou que, "para homenagear e sempre relembrar a sua linda e importante trajétoria no mercado cervejeiro brasileiro", o Concurso Brasileiro de Cerveja irá criar o Prêmio Marco Falcone, que premiará todos os anos o melhor mestre-cervejeiro de Brasil a partir de 2024. As regras dessa nova premiação serão divulgadas em breve.

"Neste momento difícil, prestamos toda a solidariedade à família, aos amigos, aos parceiros e colaboradores. Iremos homenagear o Falcone no CBC com prêmio que vai ter o nome dele", acrescentou Develon.

A Falke Bier compartilhou nas redes sociais o seguinte texto:

É com profundo pesar que nos despedimos do nosso eterno mestre Marco Falcone. Perdemos hoje um dos pioneiros na produção de cerveja no Brasil.

Fundador da Cervejaria Falke Bier, presidente da Federação Brasileira de Cerveja Artesanal (Febracerva), vice-presidente do SindBebidas-MG e Presidente da Cadeia Produtiva da Cerveja no MAPA.

Suas inúmeras contribuições para a indústria e a cultura cervejeira nas últimas décadas ficarão para sempre marcadas. E sua perda, imensurável, será sentida por todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.

Agradecemos sua dedicação à cultura cervejeira.