MAPA DA CERVEJA: as cidades com mais rótulos registrados

Confira o ranking das 10 primeiras revelado pelo Anuário da Cerveja no Brasil 2018

Levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento traz rankings curiosos (Foto: Divulgação)

Levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento traz rankings curiosos (Foto: Divulgação)

Recentemente divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Anuário da Cerveja no Brasil 2018 traz detalhes interessantes, além de apontar que o Brasil fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Uma das informações curiosas do levantamento é o ranking das cidades com mais registros de cerveja. No ano foram concedidos aproximadamente 6,8 mil registros de produtos para cerveja/chope.

Porto Alegre, além de ser a maior concentração de cervejarias no país, é a que teve mais registros de cervejas em 2018. Confira as Top 10:

Registros de cerveja por Município em 2018

Posição - Município/UF - Registros

1- Porto Alegre/RS - 465

2- Nova Lima/MG - 277

3- Curitiba/PR - 227

4- Capim Branco/MG - 193

4- Caxias do Sul/RS - 193

6- Nova Friburgo/RJ - 168

7- Blumenau/SC - 165

8- Rio de Janeiro/RJ - 164

9- São Paulo/SP - 143

10- Guapimirim/RJ - 136

Fonte: Anuário da Cerveja no Brasil 2018/MAPA

As Top 10

As cidades se situam nas regiões Sul e Sudeste
 

Os autores do estudo, Eduardo Fernandes Marcusso e Carlos Vitor Müller, ressalvam que o registro de cervejas ou chope não, necessariamente, implica sua produção, mas apenas em sua autorização para produção após a concessão do registro. Ainda assim, as cidades que mais registraram produtos mostram uma configuração específica do setor cervejeiro.

"Nas três primeiras posições temos cidades com tradição na produção de cerveja, leis de incentivo e polos cervejeiros constituídos, ao passo que Capim Branco nunca é lembrada como centro cervejeiro", observam. "Existe apenas uma cervejaria registrada nesse município, porém é uma fábrica destinada apenas para receber cervejarias ciganas, assim o número de registro de produto é exponencialmente maior que uma cervejaria que produz apenas para o seu proprietário, ou algumas ciganas apenas."