Cerveja com lúpulos de Brasília mobiliza operação aérea
/Com a curitibana Lunatic Brew, a Tamayo Hops lança uma IPA com insumo cultivado no Lago Norte
Produzir lúpulo no Brasil ainda é um desafio, superado por algumas experiências isoladas. Um novo capítulo dessa história dedicada ao valioso insumo cervejeiro foi escrito em mão dupla pela empresa Tamayo Hops, produtora da planta em Brasília, e pela cervejaria Lunatic Brew, de Curitiba (PR). Essa façanha mobilizou inclusive uma operação aérea, para garantir lúpulo fresco em uma cerveja.
A primeira cerveja feita com lúpulo fresco cultivado em Brasília desembarca nas chopeiras de alguns bares da Capital Federal. A Tamayo Hops se uniu à Lunatic Brew para fazer uma Harvest Ale, uma cerveja produzida com o insumo recém colhido.
As flores aromáticas são da safra de 2019 de Pablo Tamayo, produtor de lúpulo no Lago Norte. Ele colheu o produto em 6 de dezembro e enviou no mesmo dia para Curitiba (PR). Menos de 24 horas depois de saírem do pé, os lúpulos Comet e Cascade estavam sendo processados na cervejaria.
Na última sexta-feira (17 de janeiro), oito barris de 30 litros chegaram a Brasília. A colaboração entre brasilienses e curitibanos resultou em uma American IPA clássica, de coloração acobreada, amargor médio, aroma de frutas cítricas e notas de toranja, casca de laranja e limão siciliano.
Quem quiser provar o chope pode encontrá-lo em algumas casas do Distrito Federal: Fábrika da Cerveja, I Love Beer, Teta Cheese Bar, Metanoia Tap House, Godofredo, Publican e Corina compraram barris da cerveja e devem incluir nos cardápios nos próximos dias.
Fora de Brasília, é possível encontrar o chope na 100 Beer Garden, no God Save The Beer e na Beer Mad em Curitiba, na Balbúrdia Cervejeira, em Blumenau (SC); na River Falls Brewing Co, em Joinville (SC); no On Tap Bar e no Brewteco, no Rio de Janeiro (RJ).