Lohn Bier relança Gose Salicornia
/Receita, colaborativa com a Cervejaria Urbana e a Biorta, usa planta típica de praias
A Gose Salicornia, da catarinense Lohn Bier, é uma cerveja colaborativa com a paulista Cervejaria Urbana e com a Biorta. Ela é do estilo Gose, que tem origem na cidade de Goslar, na Alemanha. Esse estilo de cerveja é comumente produzido com adição de sal marinho, mas a Gose Salicornia usa a planta Salicornia, encontrada em praias, sendo comestível e que cresce nas dunas e manguezais também brasileiros.
Leia mais
A Lohn Bier fez em 2017 uma parceria com o Laboratório de Camarões Marinhos, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para utilizar a planta, também objeto de estudo da universidade. O professor Walter Quadros Seiffert comenta:
"A cerveja com Salicornia já é uma estrela nos principais centros de pesquisa de aquicultura multitrófica do mundo. A cerveja vai ser uma das atrações culinárias com camarões, ostras, peixes e macroalgas cultivados de forma sustentável no evento mundial do projeto Aquavitae, em abril deste ano em Florianópolis. Neste evento, empresários, pesquisadores, estudantes e agências do governo de mais de 30 países da Europa, Africa e Brasil estarão presentes."
A cerveja foi produzida pela primeira vez em 2017, e o registro no Ministério da Agricultura demorou mais do que o tempo normal para acontecer como lembra Richard, headbrewer e sócio da Lohn:
"A cerveja Gose Salicornia era tão inovadora, que o Ministério da Agricultura quase rejeitou o registro da cerveja porque a planta não estava na lista da Farmacopeia Brasileira. Por um sopro de lucidez, procuramos o registro no FDA (Instituto dos EUA equivalente ao MAPA brasileiro) e foi quando então obtivemos o aval para o uso da planta na cerveja. O próprio professor Walter Quadros e os estudantes da UFSC também não entenderam nada quando fomos procurá-los para fazer a cerveja, mas esta é uma outra longa história já contada no meu primeiro livro Fazemos Cervejas."
O cervejeiro Andre Canceliero, da Urbana, concebeu a receita-base dos cereais e dos lúpulos, e o biólogo Rene Aduan Jr, além de ter tido a ideia da inclusão da planta, preparou-a para deixa-la apta ao uso na cerveja. Rene Aduan diz:
"O Brasil é um hotspot ecológico integrado por diversos biomas, assim possui enorme diversidade caracterizada pela riqueza e abundância de organismos vivos e suas interações multitróficas. A Gose Salicórnia reflete integralmente a fusão dessa riqueza promovendo a aproximação de um estilo clássico alemão com a raridade da ocorrência da salicórnia em nosso território. Também celebra o primeiro produto cervejeiro no mundo a usar essa halófita, selando aqui inquestionáveis aspectos da inovação na busca de novos insumos cervejeiros, transferência de tecnologia e colaboração das universidades para indústria cervejeira e vice versa."
No geral, a Gose Salicornia é uma cerveja refrescante e leve, com um sabor salgado e um toque ácido característico do estilo Gose. Apresenta uma coloração dourada clara e uma espuma branca e cremosa. Além disso, a presença da Salicornia confere um aroma herbal e salino, que se mistura com notas de frutas cítricas, também harmoniosas com os flavors dos lúpulos adicionados tardiamente na técnica de dry-hop.
Por ser uma cerveja com adição salgada, a Gose Salicornia pode ser uma opção interessante para harmonizar com frutos do mar e pratos leves. É uma cerveja que certamente vale a pena experimentar para quem gosta de explorar novos sabores e estilos de cerveja. É uma excelente opção para ser uma cerveja de entrada ou a primeira do dia, por sua leveza e refrescância. Ela é incomparável, não há cerveja semelhante no Brasil e possivelmente fora. O equilíbrio e boa execução também foram aferidos em concursos dentro e fora do Brasil onde ela foi premiada.
Este próximo lote será disponibilizado excepcionalmente apenas em Chope - bares, pubs, taprooms e restaurantes poderão também fazer suas reservas pelo número (48) 99997-0076.