Beer Art participa de campanha global de cervejas artesanais

Ação da empresa Velour Imports tenta ampliar o acesso às craft beers

Aspen Brewing é uma das cervejarias que estrelam a campanha idealizada pela Velour Imports (Foto: Divulgação)

Partindo do pressuposto de que a principal força da cerveja artesanal é a influência do apreciador, a Velour Imports concebeu uma campanha que, com a influência de um grupo de sites, blogs e especialistas em cerveja, busca ampliar o acesso às craft beers. A Beer Art está entre as 12 selecionadas para essa mobilização, que começa nesta segunda-feira, 14 de agosto, e se estende até 4 de novembro, com posts nas redes sociais com a hashtag #localgoesglobalcampaign.

Ao longo dos próximos três meses, a ação destacará a cada semana um blogueiro, um homebrewer, um jornalista ou um profissional de mídia selecionado de quatro países (EUA, Brasil, Canadá e Panamá) ou das Ilhas Cayman. Municiados por dados estatísticos e por trás das histórias de cena sobre cervejarias, esses influenciadores de mídia social vão provar, analisar e relatar seus comentários, com o compromisso da isenção, sobre produtos e a importância de comprar produtos das marcas Aspen Brewing Company (Colorado), Church Street Brewing Company (Chicago), Oceanside Ale Works (Califórnia) e Portland Cider (Oregon). A Beer Art aceitou participar dessa ação como uma experiência que pode ser replicada para cervejas artesanais brasileiras.

"A distribuição é o maior desafio para qualquer cervejaria", diz o proprietário e gerente da Aspen Brewing Company, Duncan Clauss. Originalmente da Região Metropolitana de Nova York, Duncan bebia cerveja das então pequenas cervejarias da costa leste Long Trail, Magic Hat e Cisco Brewers. Com o boom da cerveja artesanal no Colorado, onde cursou a faculdade, Duncan foi fisgado e começou a visitar cervejarias em todo o estado. Duncan lembrou: "Naquela época, eu estava em casa com meus colegas de quarto. Eu escrevi o plano de negócios para a Aspen logo antes da graduação [pela Universidade do Colorado] em 2007."

Os atacadistas e importadores do Caribe, embora interessados, hesitam em comprar as artesanais. Entre os motivos estão as duas aflições mais comuns para os membros do anti-establishment cervejeiro: o insuficiente reconhecimento da marca, comparado com o portfólio das "macrobreweries" e uma diferença de preços, embora não significativa. Quando perguntado sobre a experiência de compra de cerveja artesanal fora do estado, o cofundador do Miami Menu destaca a variedade da cerveja artesanal. "As cervejarias artesanais são mais criativas com os sabores. Sempre há algo novo para experimentar." Ele considera a única desvantagem real para os consumidores o aumento do preço. Um dos maiores varejistas da América do Sul preteriu cervejas artesanais, com temperatura controlada, dos EUA, por cerveja artesanal não refrigerada de outro país, em razão de esta ter um custo 20 cents inferior. Para quebrar esse raciocínio foi criada a campanha.

A meta é mobilizar uma audiência de 2,8 milhões pessoas por mês. "Não queremos que comprem os produtos apenas porque parecem bons. Precisamos que as pessoas comprem esses produtos porque são o começo de uma mudança na cerveja artesanal como a conhecemos", diz Brooke Sinclair, diretora executiva da Velour Imports. Ela vê os produtos como símbolos do livre comércio para cervejarias artesanais em todos os lugares. "Precisamos que apreciadores de cerveja artesanal e apoiadores apontem os seus favoritos pontos de venda no Caribe, não importa se bar, restaurante ou supermercado. Diga a eles que você quer um acesso fácil a cerveja artesanal genuína. Diga-lhes que você quer os produtos da #localgoesglobalcampaign", exemplificou Brooke, referindo-se especialmente aqueles em Trinidad, Panamá e nas Ilhas Cayman.

Com o papel de patrocinadora da campanha, a Velour Imports é um empreendimento de uma moradora de Houston (Texas) apaixonado por cervejas artesanais. Brooke diz que ouviu um grito de ajuda dos cervejeiros artesanais americanos e se sentiu movida a "nivelar o jogo de distribuição internacional para fabricantes de cervejarias em todos os lugares, para sempre". Replicando o processo de padronização agora integrado em muitas outras indústrias, a Velour Imports fornece acesso a um transporte controlado por temperatura e frete coordenado e envio para distribuição internacional.

Para entrar na página oficial da campanha, clique aqui


A campanha

A campanha se estende por 12 semanas, a partir da segunda-feira, 14 de agosto. A meta é alcançar uma audiência de mais de 8,9 milhões de pessoas ao longo de 12 semanas e engajar os amantes da cerveja artesanal por meio de retweeting, repost e compartilhamento em suas plataformas favoritas de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Para acompanhar as postagen, o hashtag é #localgoesglobal. Confira abaixo a lista dos parceiros da campanha.

Os participantes da campanha

Influenciador - Base & País- Site

Always Hungry Chi - Chicago, USA - alwayshungrychi.com

Beer Art - Porto Alegre, Brasil - revistabeerart.com

Brasília Bier - Brasília/DF, Brasil - instagram.com/brasiliabier

Brejatorium - São Paulo/SP, Brasil - brejatorium.com/blog

Brewing Beauty - New York, USA - brewing-beauty.com

Cervagram - Rio de Janeiro, Brasil - instagram.com/cervagram

Craft Beer Tourist/BC Fan Page - British Columbia, Canada - craftbeertourist.com

Great Beer Now - Houston, USA - greatbeernow.com

Mais1gole - São Paulo/SP, Brasil - mais1gole.com.br

Miami Menu - Miami, USA - themiamimenu.com

Miami Times - Miami, USA - miamitimes.us

Midtown Miami Magazine - Miami, USA - midtownmiamimagazine.com

Vagabond Media Group - Camana Bay, Cayman Islands - vagabondmediagroup.com

Para entrar na página oficial da campanha, clique aqui