App Linkle conecta empregadores e profissionais vizinhos

Aplicativo desenvolvido por brasileira nos EUA e agora lançado no Brasil encurta deslocamentos

Além de facilitar a busca de emprego e de reduzir custos, tecnologia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida nas cidades (Foto: Divulgação)

Quem é habituado com o cenário da cerveja artesanal, conhece o conceito de "beba local". A lógica é de valorizar a bebida o quanto mais perto da chaminé da cervejaria melhor, pois é mais fresca, e também para estimular o desenvolvimento local, entre outros ganhos. Pois agora surge uma tecnologia que leva uma ideia semelhante para o terreno da busca de emprego: o aplicativo Linkle, desenvolvido por uma brasileira nos Estados Unidos e agora lançado no Brasil.

Depois de consolidar uma carreira de executiva especializada em desenvolvimento web e mobile, Rosane Prado mudou o rumo de sua vida ao despertar para um problema prático de mobilidade. Ao selecionar pessoal para uma empresa instalada em Alphaville, angustiava-se com o fato de que boa parte dos candidatos mais preparados residia até duas horas dali, o que impactaria na motivação e no desempenho deles caso contratados. Ela própria já estava cansada das três horas diárias consumidas entre Barueri e a Chácara Santo Antônio, na capital paulista, onde morava. Inconformada, decidiu desenvolver uma ferramenta para facilitar a seleção de profissionais perto dos locais de trabalho e melhorar a vida de quem busca emprego, de quem emprega e da população como um todo, ao poupar o trânsito, o meio ambiente e a saúde. Assim começou a nascer o Linkle.

Em vez de optar pelo caminho mais fácil de desenvolvimento do aplicativo, Rosane decidiu se mudar para os Estados Unidos, para ter mais chance de alcance global para sua inovação. Três anos e meio depois, o aplicativo está sendo lançado no Brasil. O Linkle, no ar nos EUA desde outubro, foi liberado para a terra natal de sua idealizadora em 13 de março, dois dias depois de declarada a pandemia do COVID-19. A data não é por acaso: o app se apresenta como uma contribuição para reduzir deslocamentos, o que é bem-vindo em época de restrições sanitárias, além de abater custos em transporte, efeito ainda mais valorizado quando se desenha uma recessão econômica. Em paralelo, o Linkle adotou uma funcionalidade para estimular a ajuda neste momento.

“Para quem trabalha, menos tempo de deslocamento significa mais tempo livre e dinheiro. E, para quem emprega, menor custo e maior produtividade”, resume Rosane.

O app pode ser baixado gratuitamente em dispositivos de iOS e Android. O primeiro passo para consolidar o Linkle no Brasil é atrair empresas interessadas em oferecer vagas para trabalhadores residentes em suas proximidades. Elas podem se cadastrar pelo site oficial do app: https://www.linkle.io. E é gratuito.

Como baixar

O app está disponível para download na Apple Store e no Google Play

Apple Store: https://apps.apple.com/us/app/linkle/id1464440022?ls=1

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=io.linkle.linkleapp

Como cadastrar vagas

As empresas interessadas em oferecer vagas pelo Linkle precisam se cadastrar pela internet, pelo site https://www.linkle.io

A fundadora

Rosane Prado, a idealizadora (Foto: Divulgação)

Formada em Ciência da Computação, Rosane Prado dirigiu empresas de TI no Brasil por mais de uma década. Nascida em Maringá (PR), e tendo trabalhado em Santa Catarina e em São Paulo, reside nos Estados Unidos desde outubro de 2016. Nos primeiros nove meses, morou em Boston, no Norte do país, onde vivenciou o drama de as pessoas irem para o trabalho durante o inverno.

“Na estação fria, a troca de emprego é alta, porque, quando cai uma nevasca, as pessoas não conseguem chegar ao trabalho”, lembra.

Ao se transferir para Fort Lauderdale, na Flórida, no Sul, onde ainda vive, passou a acompanhar a falta de transporte público para dar conta da demanda. As experiências diversas em território norte-americano foram úteis para aprimorar o aplicativo agora lançado para uso no Brasil.

Os cofundadores

Em fevereiro de 2019, na fase de maturação do projeto, na Flórida, Rosane convidou três executivos para se tornarem cofundadores e participarem do Board da empresa:

Antonio Moreira - Com formação em tecnologia, é um executivo global com mais de 20 anos de experiência na criação, na gestão e na expansão global de empresas de TI, organicamente e por meio de M&A (Fusões e Aquisições).

Murilo Cardoso - Executivo de finanças global há mais de 15 anos trabalhando para uma empresa de gás Norte-Americana multinacional.

Marcelo Ramos - Acumula mais de 20 anos desenhando e implementando soluções, em cargos de liderança em empresas como SAP, IBM e Atos. Lidera o time de desenvolvedores do Linkle.


Serviço

  • O quê: app Linkle, que conecta empresas que oferecem vagas e profissionais que procuram vagas nas proximidades
  • Como: o cadastramento para empresas que oferecem vagas é feito via site, e os interessados nas vagas podem baixar o app na Apple Store e no Google Play - mais informações nas redes sociais (Linkedlin, Facebook e Instagram)