Leveduras cervejeiras propagadas no Brasil começam a ser vendidas no Lamas BH

Insumo, com oito tipos desenvolvidos por laboratório catarinense, é vendido na forma líquida

Cada levedura se destina a um conjunto específico de estilos (Foto: Divulgação)

Uma das novidades no fornecimento de insumos para fazer cerveja é a propagação de leveduras de cerveja em território nacional. Usados na etapa de fermentação da bebida para transformar açúcar em álcool, esses microrganismos agora podem ser encontrados em lojas de insumos para cervejeiros caseiros, como é o caso do Lamas Brew Shop em Belo Horizonte (MG). O Lamas BH passa a oferecer oito tipos de leveduras líquidas Teckbrew, produzidas pelo laboratório catarinense LevTeck Tecnologia Viva, de Florianópolis. (Leia mais notícias sobre cerveja caseira em revistabeerart.com/como-fazer)

José Bento Valias Vargas, sócio do Lamas BH, ressalta:

“Além da alta qualidade do produto, uma das vantagens das leveduras Teckbrew é que elas podem ser adicionadas diretamente ao mosto cervejeiro, sem necessidade de starter, propagação ou hidratação.”

Bento lembra que cada estilo de cerveja é produzido com determinadas estirpes de leveduras, que vão conferir sabores e aromas próprios para cada tipo de cerveja.

“A Levteck tem um cuidado muito especial com a propagação dessas leveduras, o que impacta diretamente na qualidade da cerveja produzida”, destaca o empresário.

As características

Confira as leveduras Teckbrew, propagadas no Brasil, conforme a apresentação feita pelo laboratório:


TeckBrew 10 – AMERICAN ALE

É uma cepa de levedura muito versátil, utilizada para a fabricação diversas receitas e ideal para ser a sua principal cepa de levedura na cervejaria. Apresenta um perfil neutro e limpo após a fermentação, e em alguns casos, com toque leve de nozes. A fermentação em temperaturas mais quentes eleva a caracterítica dos lúpulos e o frutado na cerveja. Fermenando a baixas temperaturas um toque cítrico prevalecerá.
Floculação: Média Atenuação: 73 – 78% Temperatura de fermentação: 16 – 22°C Tolerância ao etanol: Alta

Estilos de cerveja produzida: American Pale Ale, American IPA, American Âmbar Ale, American Brown Ale, Barley Wine, American Strong Ale, Imperial IPA, American Wheat, Blond Ale, Wood Age Beers, Stecialty Beers.


TeckBrew 36 – GERMAN ALE

Levedura do tipo ale, isolada no norte da Alemanha. Produz cervejas limpas e acentuando os sabores adocicadas do malte, com final ligeiramente doce. Acentua levemente o amargor do lúpulo. É u,ma levedura bastante versátil utilizada para a produção de diversos estilos de cerveja. Floculação: Média Atenuação: 65 – 72% Temperatura de fermentação: 16 – 20°C Tolerância ao etanol: Média

Estilos de cerveja: American Wheat Ale, Specialty Honey Ale, Kölsch, American Pale Ale, American Amber Ale, Dusseldorf Altbier, German Brown, Berliner Weiss.


TeckBrew 40 – ABBEY ALE

Autêntica levedura do estilo trapista. Utilizada para produção de ales belgas, dubbel, trippel, e specialty beers. Característica frutada de média intensidade e bem atenuativa. Final seco. Floculação: Média - alta Atenuação: 74 – 82% Temperatura de fermentação: 19 – 23°C Tolerância ao etanol: Alta

Estilos de cerveja: Dubbel, Trippel, Quadruppel, High Gravity, Specialty Beers, Belgian Blong Ale.


TeckBrew 81 - AMERICAN LAGER

Produz cervejas neutras, brilhantes e limpas. A levedura praticamente não contrubui com sabores e aromas na cerveja. Uma levedura com perfil de lager, porém utilizada em fermentações com temperaturas mais elevadas. Exclente opção para produzir cervejas que não são filtradas. Floculação: Alta Atenuação: 65 - 74% Temperatura de fermentação: 14 - 18 °C Tolerância ao etanol: Média a alta

Estilos de cerveja produzida: American lager, American Premium Lager, American Specialty Lager, American Amber Lager, California Common, Pilsner, Bohemian Pilsner, Vienna, Munchen Helles, Märzen, Oktoberfest, Schwarzbier, Doppelbock, Rauchbier, European Dark Lager.


TeckBrew 07 – ENGLISH ALE

Levedura com perfil extremamente limpo, alta atenuação em cervejas com 10% ABV e alta floculação. Esta levedura elimina o residual doce, o que a torna adequada para cervejas ale de alta densidade. Atinge a densidade final rapidamente. É capaz de atenuar 80% mesmo em cervejas super alcoólicas. Floculação: Alta Atenuação: 70 – 80% Temperatura de fermentação: 18 – 22°C Tolerância ao etanol: Alta

Estilos de cerveja: Specialty Beers, English Pale Ale, English Indian Pale Ale, American Amber, English Bitter, Irish Red Ale, English Brown Ale, American Brown Ale, Stout, Strong Scotch Ale, Imperial IPA, Imperial Stout, Barley Wine Strong Ale, English Old Ale.


TeckBrew 68 - WEIZEN ALE

Clássica é uma das mais populares leveduras alemãs para cervejas de trigo. Produz um delicado balanço entre ésteres de banana e fenólicos de cravo. Este balanço pode ser manipulado pelo aumento na produção de ésteres aumentando a temperatura de fermentação, densidade inicial do mosto e diminuindo a quantidade de levedura inoculada. Compostos sulfúricos são sempre produzidos, mas eliminados com a maturação. Esta levedura permanece em suspensão por muito tempo após a atenuação. É excelente para a coleta de fermento do krausen e necessita de um espaço vazio para fermentação. Floculação: Baixa Atenuação: 73 – 77% Temperatura de fermentação: 18 – 24°C Tolerância ao etanol: Média – Alta

Estilos de cerveja produzida: Dunkelweizen, Fruit Beer, German Hefe-Weizen, Roggenbier, Weizen/Weissbier, Weizenbock.


TeckBrew 11 – FARMHOUSE SAISON

Uma cepa muito versátil que produz cervejas do estilo Saison ou Farmhouse, bem como outros estilos de cervejas Belgas, que são altamente esterificadas, picante, condimentadas e cítricas. Melhora o uso de especiarias e aromas de lúpulo e deixa uma sensação na boca complexa e rica. Bastante atenuativa pode ser utilizada para reiniciar fermentações incompletas ou em cervejas com alta densidade inicial. Muitas vezes fermenta lentamente, mas possui uma contribuição incrível no sabor final da cerveja. Floculação: Baixa Atenuação: 77 – 83% Temperatura de fermentação: 18 – 28°C Tolerância ao etanol: Alta

Estilos de cerveja: Belgian Blond Ale, Belgian Golden Strong Ale, Belgian Dark Strong Belgian Specialty Ale, Bière de Garde, Saison.


TeckBrew 84 - GERMAN LAGER II

Levedura originada da Carlsberg e uma das cepas mais utilizadas no mundo. Essa cepa de levedura produz cervejas com perfil maltado, alguns esteres com um final seco. É uma levedura muito versátil, excelente para a produção de lagers e Pilsner a baixas temperaturas de fermentação (8 - 12 °C), porém pode ser utilizada para a produção de cervejas do estilo Common (18 - 20 °C). O descanso de diacetil é recomendado após o término da fermentação. Floculação: Média Atenuação: 73 – 77% Temperatura de fermentação: 8 - 15 °C Tolerância ao etanol: Média a Alta

Estilos de cerveja produzida: Baltic Porter, Biére de Garde, Bohemia Pilsner, American Pilsner, Dark American lager, Doppelbock, Dortmund Export, Eisbock, German Pilsner (Pils), Maibock/Helles Bock, Munich Helles, Munich Dunkel, Oktoberfest/Märzen, Schwarzbier, Traditional Bock, Vienna Lager.


Lamas Brew

Inaugurada em julho de 2014, no bairro Cidade Jardim – região Centro Sul da capital mineira –, a unidade de Minas Gerais faz parte de uma rede de lojas de insumos e equipamentos com vendas online e lojas físicas também em Campinas e São Paulo.


Serviço

  • O quê: Lamas Brew Shop BH
  • Onde: Rua Conde de Linhares, 674 – Cidade Jardim – Belo Horizonte-MG
  • Quando: funcionamento de 3ª a 6ª de 10h às 19h, sábado de 9h às 15h