Laboratório de Fermentação Aberta equipa Escola de Cerveja e Malte
/Instituição de ensino cervejeiro em Blumenau também inaugurou laboratório de malteação
Região que ostenta o título de Capital Nacional da Cerveja, sedia um dos principais eventos cervejeiros do Brasil e apresenta o maior número de cervejarias artesanais per capita do país, a região do Vale do Itajaí volta a se destacar no cenário cervejeiro nacional. Blumenau (SC) conta com um Laboratório de Fermentação Aberta, para o ensino cervejeiro. Integrante da estrutura da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), possibilita a produção das cervejas das escolas belga, inglesa e do Sul da Alemanha.
O laboratório conta com dois tanques de fermentação aberta, com capacidade de 250 litros. Inaugurado durante a edição de 2017 do Festival Brasileiro da Cerveja, o local será utilizado pelos estudantes para a produção cervejeira, porém, de uma maneira diferente dos modelos que são aplicados no dia a dia das cervejarias.
“O laboratório permite ao aluno conhecer aqueles estilos que fogem da fermentação padrão em tanques cilindrocônicos”, explica o professor mestre Honorato Pradel.
Para os cervejeiros experientes e os aprendizes, permite ampliar o conhecimento e também estimula a criatividade para o desenvolvimento de novas vertentes do setor.
A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) também inaugurou em março o Laboratório de Malteação, em que serão elaborados diversos tipos de malte, um dos ingredientes básicos para a produção cervejeira. Composto por uma micromaltaria alemã e um classificador de grãos, entre outros equipamentos, o local permitirá que os estudantes vivenciem a produção do insumo essencial para a fabricação da bebida.
Com 2 mil metros quadrados, a escola conta ainda com salas de aula e Laboratório de Degustação, concebido como Brew Pub, uma Nano-fábrica, Laboratório de Química, Microbiologia, Laboratório de Produção Caseira ou HomeBrew, além do laboratório de informática e uma biblioteca específica do segmento.