IPA Day Brasil cria Cidade da IPA

Área de 3 mil metros quadrados terá estandes de 12 cervejarias, gastronomia, jogos e shows

Evento é um dos mais tradicionais do cenário cervejeiro nacional (Foto: Divulgação)

Atualizada, 11/10/2023 17:15

O IPA Day Brasil, mais tradicional evento cervejeiro de Ribeirão Preto e maior festival do mundo dedicado a cervejas estilo India Pale Ale, será realizado dia 4 de novembro, das 14h às 22h, com a maior novidade desde sua criação. Sem deixar de lado a área open bar de IPAs, que desde 2012 faz a fama do evento e atrai aficionados pelo estilo de todo o Brasil, os organizadores criaram a Cidade da IPA, uma área de 3 mil metros quadrados com o objetivo de democratizar a festa que pretende receber este ano entre 2 e 3 mil pessoas.

Vamos manter a área open bar, com 35 IPAs que recebem nossa curadoria e que são exclusivas para quem participa desta modalidade. E, atendendo a pedidos de algumas pessoas ao longo destes anos, criamos a Cidade da IPA para quem prefere pagar um ingresso simbólico para assistir aos shows, aproveitar as atrações, se divertir com a família e consumir as cervejas por demanda ou mesmo bebidas não alcoólicas. O IPA Day Brasil será tão democrático este ano que vamos receber até mesmo quem não tem a IPA como estilo preferido.
— Rafa Moschetta, fundador e um dos organizadores do festival

A Cidade da IPA irá abrigar estandes de até 12 cervejarias com vendas em copo de cervejas artesanais de diversos estilos. O espaço contará ainda com praça gastronômica com food trucks, costela de chão e churrasco defumado além de shows das bandas Maria Orfina, Mama Punch, Chavala e MIEX.

A atividades incluem apresentações de Rugby com atletas e treinadores do Raça Rugby Ribeirão e telões para transmissão da final da Copa Libertadores. Na Cidade da IPA os frequentadores poderão ainda brincar com jogos ao ar livre como Cornhole, Jenga e Beerpong e até Badmington.

Os ingressos para a Cidade da IPA custarão R$ 15,00, mais um quilo de alimento não perecível. E darão acesso a todas as atividades como jogos e os quatro shows. Os ingressos Open Bar, que dão direito a consumo à vontade de 35 rótulos das melhores IPAs do Brasil e água, custam R$ 239,90, no segundo lote.

"Os hopheads que optarem pelo tradicional formato open bar terão acesso a IPAs exclusivas, que passam pela curadoria do Festival e que não serão comercializadas nos estandes da Cidade da IPA", explica Moschetta.

O estilo India Pale Ale

As India Pale Ale, ou simplesmente IPAs, são cervejas de alta fermentação marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aromas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas. O estilo também costuma ser mais alcoólico, devido às maiores cargas de malte.

Denominado assim pela primeira vez no final do século XVIII, em referência às cervejas mais fortes, alcoólicas e amargas que suportavam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não faltam variações desde a tradicional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e muitas mais.

Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das cervejas vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, conforme dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpulo com mais de 4.300 internautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefere cerveja artesanal.

Calendário oficial

A partir deste ano o IPA Day Brasil faz parte do calendário oficial de Ribeirão Preto com a aprovação por unanimidade na Câmara da Lei 14841/2023. A data será celebrada anualmente no primeiro ou segundo sábado de novembro, reforçando a cidade como referência no mercado de cervejas artesanais, sua vocação como destino turístico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referido pelos amantes da bebida.

Equipe reforçada

A partir desta edição o IPA Day Brasil terá a experiência de dois novos sócios. Se uniram ao fundador Rafa Moschetta os empresários Daniel Santos, da cervejaria Alquimia, de Sertãozinho, que também atua na área de gastronomia, e Marcelo Oliveira, sócio da cervejaria Maltesa, que possui negócios na área de serviços e operação de eventos e alimentação.

"O Marcelo e o Daniel são dois reforços importantes que trazem para o IPA Day conhecimento e experiência além de muita vontade de trabalhar. Com isso, ganhamos capacidade gerencial e operacional para fazer rodar a Cidade da IPA e para acelerar o projeto de expansão do IPA Day no Brasil", avalia Moschetta.

Evento no calendário oficial de Ribeirão

Em 27 de junho, a Câmara Municipal de Ribeirão aprovou em votação unânime o projeto de Lei (nº 74/2023) de autoria do vereador Marcos Papa que instituiu e incluiu no calendário de datas e eventos do município o IPA Day Brasil.

Com isso, a data passou a ser celebrada anualmente no primeiro ou segundo sábado de novembro como uma forma de reforçar a cidade como referência no mercado de cervejas artesanais bem como sua vocação como destino turístico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referidos pelos amantes da bebida.

Desde a primeira edição, o espírito do IPA Day sempre foi ser uma confraternização dos amantes do estilo e um momento para apresentar tendências em insumos, lúpulos, tecnologias, novos sub-estilos que estão surgindo no mundo.
— Rafa Moschetta, organizador do festival

O IPA Day tem ajudado a escrever a história da cerveja artesanal no Brasil e principalmente das IPAs. "Quando fizemos a primeira edição e reunimos 10 rótulos diferentes isso representava praticamente todas as IPAs comerciais disponíveis no mercado. Atualmente, temos milhares de IPAs registradas no Brasil, o que mostra o longo caminho que percorremos", lembra Moschetta.

Turismo Cerca de 70% dos cerca de 2 mil frequentadores que em média participam do festival são de outras cidades do Brasil. Isso beneficia a economia local ao longo do final de semana prolongado de novembro, movimentando o setor de hospedagem, bares, empórios e as cervejarias locais.

Esse perfil de destino turístico fez com que a organização do IPA Day Brasil criasse a Casa da IPA, um hotel oficial dos amantes do lúpulo, onde os hospedes têm acesso à degustação de cervejas e recebem mimos especiais. Para isso, foi firmada uma parceria com a agência de turismo LATZ Viagens, que oferece pacotes com passagens aéreas e a hospedagem.

O público é diverso com 64% de homens e 36% de mulheres vindos de 146 cidades de 18 estados e do Distrito Federal. Entre as principais cidades que mais enviam turistas estão São Paulo, Campinas e Uberlândia. Na lista dos top 10, constam ainda Uberaba, Rio de Janeiro e Campo Grande. No corte por faixa etária, 58% são maiores de 35 e 37% têm entre 26 e 35 anos. Dos turistas, 45% viajam entre 200 e 399 quilômetros de carro para participar do IPA Day.

Ao todo, ao longo de 11 anos, cerca de 15 mil amantes de IPAs já passaram pelas edições de Ribeirão Preto e São Paulo do festival. Destes, 52 tatuaram a marca do festival na pele.

O IPA Day também é conhecido por reunir grupos de voluntários, amantes das India Pale Ale e do evento. Eles que viajam de diversas partes do país para trabalhar no serviço de chopeiras e backstage, tornando o IPA Day um qualificador de mão de obra já que muitos desses aficionados buscam o evento para aprender sobre os bastidores e a organização de um evento cervejeiro.

A primeira IPA do Brasil foi feita aqui, a Indica. Muitas outras de excelência vieram em seguida. Há anos trabalhamos pela promoção do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, que hoje tem cadeia produtiva importantíssima para a nossa cidade, região, estado e país. O IPA Day Brasil significa turismo, emprego, renda, amizade, entretenimento e alegria. Viva o IPA Day, Ribeirão Preto.
— Marcos Papa, vereador autor do projeto

Além do evento nacional em Ribeirão Preto o IPA Day exportou seu modelo de negócios e realiza uma edição estadual na capital paulista, celebrada no mês de agosto. A proposta da ea edição regional é a mesma, mas reúne apenas cervejas do estado de São Paulo e com a metade dos rótulos.

Na música o festival abraça a missão de apresentar e apoiar artistas da cena independente e, no caso da Capital, artistas que se apresentam na rua. As opções gastronômicas, criadas por food trucks, harmonizam com a potência das India Pale Ales.

Estilo preferido Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, segundo dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpulo com mais de 4,3 mil internautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefere cerveja artesanal.

As IPAs são marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aromas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas.

Denominado assim pela primeira vez no final do século 18, em referência às cervejas mais fortes, alcoólicas e amargas que suportavam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não faltam variações desde a tradicional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e muitas mais.


Serviço

  • O quê: IPA Day Brasil (Ribeirão Preto)
  • Quando: 4 de novembro de 2023
  • Onde: G3 Centro de Eventos (Rua Guatapará, 567- Vila Virgínia - Ribeirão Preto/SP)
  • Quem:

Lineup musical:

  • 14h às 16h - Maria Orfina
  • 16h às 18h - Mama Punch
  • 18h às 20h - Chavala
  • 20h às 22h - MIEX
  • Quanto: ingresso open bar de 35 IPAs e água a R$ 239,90 (2º lote), ingresso Beer Geek Acesso ao Open bar uma hora antes a R$ 289,90 (2º lote) e ingressos Cidade da IPA a R$ 15 + 1 quilo de alimento
  • Como: ingressos à venda neste link