Vinícola Garibaldi apresenta lançamentos em feira no Espírito Santo
/Marca leva três novos espumantes e um vinho à ExpoVinhos Vitória, entre outras novidades
A produção de espumantes e vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, advinda de vinhedos cultivados por 450 famílias associadas de pequenos produtores, foi exibida esta semana em uma das principais feiras de vinhos do Brasil, com novidades.
À ExpoVinhos, em Vitória (ES), a marca gaúcha levou uma mescla de produtos consagrados e de outros que estão chegando para incrementar seu portfólio. Quem passou pelo Clube Alvares Cabral nos dias 12 e 13 de julho pôde conhecer – e degustar – espumantes como o Garibaldi Moscatel, premiado como o melhor do Cone Sul, segundo o Catad'Or World Wine Awards, e lançamentos que variam de bebidas sem álcool e outras com um toque de sofisticação e glamour.
A cooperativa mostrou, pela primeira vez ao mercado do Sudeste, parte dos lançamentos planejados para 2023. Entre eles está o Garibaldi Moscato - Zero Álcool. Embora seu sabor remeta ao tradicional Garibaldi Moscatel, a bebida contempla uma parcela crescente de consumidores interessados em vinhos menos ou totalmente isentos de álcool. Novidade no mercado, o Garibaldi Moscato zero álcool é elaborado com uvas da variedade Moscato – a mesma utilizada nos moscatéis tradicionais –, o que confere semelhanças aromáticas com a bebida correlata. Porém, como ela não passa pelo processo de fermentação, resulta em um produto sem álcool. Assim, sua gaseificação ocorre em autoclaves para melhor incorporação do gás carbônico.
Os consumidores capixabas também puderam provar o Garibaldi Prosecco Rosé Sweet. Esse espumante Demi-Sec se caracteriza pelo dulçor e pelo menor teor alcoólico se comparado ao Garibaldi Prosecco Rosé Brut – primeiro do gênero no país. Elaborado com uvas Prosecco e Pinot Noir pelo método Charmat, com a segunda fermentação ocorrendo dentro de tanques de inox, ele exibe maciez e cremosidade em boca, trazendo aromas de frutas cítricas e notas de frutas vermelhas.
Outra novidade do catálogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi apresentada na feira é o espumante Garibaldi Viognier. Pela primeira vez, essa variedade de uva é utilizada de modo a dominar um produto da casa. Produzido 100% com uvas Viognier também pelo método Charmat, o espumante traz aromas frutados e toques florais, além de boa maciez e cremosidade. Por fim, outra novidade contempla a linha de vinhos finos da cooperativa. O Garibaldi Sauvignon Blanc é o primeiro varietal da marca com essa característica. Esse vinho, visualmente, apresenta cor amarelo delicada e traz, em boca, bom equilíbrio de acidez. Tem como características, ainda, frescor e jovialidade, além de alta intensidade aromática.
Novidades na linha premium
Os visitantes da ExpoVinhos conheceram, também, os novos varietais no catálogo de vinhos premium da Cooperativa Vinícola Garibaldi. São três rótulos que incrementam a linha Garibaldi VG: os inéditos Garibaldi VG Ancellotta e Garibaldi VG Alvarinho, além da nova safra do Garibaldi VG Marselan.
A aposta se revelou um acerto. Em 2022, a Cooperativa Vinícola Garibaldi estreou com o lançamento do Garibaldi VG Marselan da histórica safra 2020, seu primeiro vinho nesta linha já reconhecida pelos Espumantes Garibaldi VG Extra Brut Branco e Garibaldi VG Brut Rose, elaborados pelo Método Charmat Longo. O lote inaugural do vinho esgotou-se rapidamente. Carregado de expectativas, o segundo lote traz na composição as elogiadas uvas da safra do ano passado. "Destaco a maciez de seus taninos e seu perfil aromático com notas mais tostadas e boa evolução", analisa o enólogo.
Também da Safra 2022 é a novidade Garibaldi VG Ancellotta. Ele traz processos de vinificação tradicionais, com extração de cor e taninos através da maceração pelicular e remontagens intensas. Além disso, passou por estágio de amadurecimento em contato com carvalho por 10 meses, aportando notas aromáticas e gustativas mais complexas. "É um vinho de coloração marcante, de vermelho rubi, taninos vibrantes e notas aromáticas que vão desde frutas negras até especiarias. Na boca apresenta boa densidade e persistência longa", observa Morari. O Ancellotta é indicado para harmonizar com queijos de longa maturação, massas com molhos condimentados, carnes vermelhas e de caça.
Para os amantes do branco
Primeiro vinho branco na linha Garibaldi VG, o Alvarinho foi elaborado com uvas da safra 2023 e passou por um processo de vinificação que buscou potencializar seus aromas e preservar sua vivacidade e frescor, característicos dessa variedade de origem portuguesa. "O Alvarinho se caracteriza por boa intensidade aromática e destaque para seu frescor e intensidade no paladar", avalia Morari. Como processo de amadurecimento, o vinho permaneceu em contato com carvalho por quatro meses. De coloração amarelo palha, esse vinho apresenta aromas de frutas maduras como damasco, pêssego e nectarina, com boa acidez e persistência em boca. O VG Alvarinho harmoniza com carnes brancas, como peixes e aves, além de frutos do mar e queijos de média maturação.
Os lançamentos compartilham uma característica especial de preciosidade. Resultantes de uvas originadas em pequenos cultivos, têm edição com quantidades limitadas: são apenas 13 mil garrafas de cada dos tintos e 6,5 mil unidades do branco. "Outro ponto que os torna especiais é o fato de traduzirem nossa paixão pela vinicultura, pelo trabalho e pelo compromisso de fazer bem feito. Cada rótulo representa o talento e o comprometimento de nossas 450 famílias de pequenos produtores rurais associados", diz Ló.
Os lançamentos chegam ao mercado em julho com valor sugerido a partir de R$ 79 cada.