Saint Patrick's Day na Forja Taverna Medieval

Celebrações no bar temático em Belo Horizonte são nos dias 16 e 17 de março

Casa faz uma recuperação histórica (Foto: Thiago Miranda/Divulgação)

A Forja, taverna medieval, também vai comemorar o Dia de São Patrício em Belo Horizonte (MG). Uma noite tipicamente irlandesa, com comidas e drinks típicos irlandeses. A casa abre as portas às 18h, e nesses dias não serão aceitas reservas.

Igor Escobar, proprietário do estabelecimento, comenta:

"Não tem como nossa casa não comemorar uma data como essa. Teremos o chope verde da Läut, música, comidas e bebidas típicas, além de todo um ambiente propicio."

Na quinta-feira, a música fica por conta da banda McMiners, as 21h e o couvert artístico é de R$ 10. Já na sexta o show será com Duo Celta, música irlandesa e o couvert artístico é R$ 5.

O Saint Patrick’s Day, ou o feriado de São Patrício, é uma tradicional festa irlandesa comemorada no dia 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte. Devido a paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa. Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração. Em um País como a Irlanda, festa sem cerveja não é festa. Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de língua inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha.

A origem da Forja Taverna Medieval

Ao montar A Forja, os sócios Igor Escobar e Henrique Ferrari – o Kiki Ferrari como é conhecido no meio gastronômico, procuraram fazer uma autêntica taverna medieval. A ideia veio de Igor, que após passar uma temporada no exterior estudando voltou com esse desejo latente de abrir um restaurante que remetesse às origens medievais. Procurou o Chef Kiki Ferrari e expôs suas ideias e o projeto. Logo os dois que são apaixonados pela cultura e história medieval, abraçaram o sonho e encararam o plano. Até o ponto onde será o PUB foi pensado de forma a se ter uma esfera da época.

"Escolhemos esse nome pelo fato de uma forja ser o lugar onde os ferreiros fabricavam armas, armaduras, ferraduras, entre outros e era um ofício comum e característico por toda era medieval, tornando-se um elo conceitual entre todos os povos desse período que buscávamos. Queremos proporcionar uma experiência medieval aos clientes. Desde um cardápio que contempla pratos do ocidente ao oriente, sempre tentando ser o mais fidedigno historicamente com o período, até nas decorações, com características de vários povos e culturas diversas da era medieval", explica Igor.

A casa tem decoração da época, toda planejada, com artefatos feito sob encomenda, tudo para levar o cliente a uma viagem ao passado.

Para isso, os sócios participaram de leilões e encomendaram réplicas de armas e armaduras historicamente corretas, com diversas bandeiras multiculturais e até mesmo uma coifa em forma de elmo. Tudo para deixar o espaço o mais histórico possível.

Uma das peculiaridades do local é que o cliente poderá encomendar um banquete medieval para levar para casa. Será o Porco Real. Todo o cardápio vai passear do oriente ao ocidente, abrangendo o máximo da história e gastronomia da época. Do cardápio podemos destacar por exemplo, a A Bisteca de Apicius (Ofellae), que é: a Bisteca Bovina Marinada à Moda Romana. "Ofellae" é uma antiga receita medieval romana e uma das mais antigas receitas de steak já encontradas.

Com as bebidas não será diferente. Elas também vão passear pela história. O cardápio inclui a Sangria Romana (Conditum Paradoxum), que leva o Vinho Rosé, Mel, Açafrão, Louro e Xarope de Tâmara. “Conditum Paradoxum” ou Vinho temperado Surpresa é uma versão romana de uma bebida grega chamada anteriormente de “Hipocras” em homenagem a Hipócrates pai da medicina. Ervas e especiarias eram acrescentadas em muitas bebidas para melhorar o sabor e por propriedades medicinais.

Na Roma Medieval várias versões foram criadas e popularizadas pela Europa dando origem a bebidas como a sangria e até nosso quentão. Destaque também para a Brinde de Solstício (Wassail), que leva Sidra, Cerveja, Hidromel, Casca de Laranja, Pimenta Jamaica, Noz Moscada e Canela. “Wassail” do nórdico antigo "Ves Heill” que significa “Saúde” é o nome de uma cerimônia Anglo Saxã na qual se compartilha de uma bebida de mesmo nome feita de sidra, especiarias, cerveja e até hidromel. Esse festival celebra o solstício de Inverno com o objetivo de despertar as macieiras de sidra e afugentar os maus espíritos para garantir uma boa colheita. A tradição se mantem no Leste da Inglaterra até os dias de hoje.


Serviço

  • O quê: A Forja
  • Onde: Cláudio Manoel 500, Savassi, Belo Horizonte/MG