Fispal Food Service reúne tendências em alimentos e bebidas

Em 4 dias, feira atrai mais 57 mil visitantes, volume 10% maior na comparação com o ano anterior

Feiras Fispal são uma oportunidade de acompanhar tendências e conhecer inovações (Foto: Divulgação)

Feiras Fispal são uma oportunidade de acompanhar tendências e conhecer inovações (Foto: Divulgação)

Tendências e novidades para o setor de alimentação fora do lar levaram 57 mil pessoas a visitar a 35ª Fispal Food Service. O evento, entre 11 e 14 de junho, no Expo Center Norte (SP), contou com 470 expositores, que representam 1.800 marcas.

“Somente no primeiro dia o volume do público foi quase 60% superior ao registrado no ano passado”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Fispal Food Service.

Para os organizadores, o bom desempenho do evento indica que os efeitos da crise econômica no setor de alimentação fora do lar estejam ficando para trás. Segundo pesquisa “Conjuntura Econômica do Setor de Alimentação Fora do Lar”, realizada pela Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel) com 991 empresários de todas as regiões do país, houve evolução no faturamento dos estabelecimentos em 2018 com relação ao ano anterior e a expectativa é de ainda mais crescimento em 2019.

De acordo com o estudo, os empresários do setor de alimentação fora do lar participantes da pesquisa estão confiantes: 72% esperam crescimento em suas receitas.

Um dos principais destaques foi o Fispal Innovation, espaço criado para apresentar inovações que chegam para ajudar a ampliar a competitividade de empresas deste setor. Quem passou por lá pôde conferir desde um robô que auxilia restaurantes no atendimento ao cliente até um aparelho que permite cozimento de alimentos até quatro vezes mais rápido do que os convencionais. Um dos expositores do espaço, a Pluginbot, trouxe a solução de plataforma de gestão de inteligência artificial, IoT e robôs.

Segundo Sergio Ricardo, representante da empresa, a maioria dos visitantes não conhecia as funcionalidades destas plataformas e como podem ser úteis para o mercado de alimentação fora do lar.

“A nossa exposição foi de extrema importância para levar o entendimento sobre estas ferramentas a este setor”, explica.

Outra atração que ganhou destaque foi o Brew Pub da Escola Superior de Cerveja e Malte, cujo objetivo foi ajudar gratuitamente os estabelecimentos a implantarem ou transformarem seus negócios em brew pubs para ampliar o mix de produtos para os seus clientes. Segundo seus consultores, houve atendimento de mais de 150 pessoas por dia. Dos visitantes, 50% têm um bar e gostaria de investir na fabricação da bebida e os outros 50% já fabricam artesanalmente e possuem o desejo de abrir um bar.

Também chamou atenção o Comida Invisível, consultoria gratuita com duração de 15 minutos em que especialistas auxiliaram estabelecimentos acerca dos processos que podem ser utilizados para diminuir o desperdício em seus estabelecimentos, com esclarecimentos sobre mitos e verdades da doação de alimentos. Por dia, mais de 400 pessoas passaram pelo espaço e segundo os organizadores, a maior parte não conhecia esta iniciativa. Muitos dos visitantes também não tinham entendimento sobre a lei de responsabilidade que rege à doação de alimentos.

Com objetivo de mostrar oportunidades e desafios de alimentos e bebidas dentro do segmento de hotelaria, a Arena Food & Beverage for Hotels by Accor ocorreu de 12 a 14 de junho. A atração foi oferecida pela Fispal Food Service em parceria com o Grupo Accor.

Nesta edição, a feira contou mais uma vez com o espaço de alimentos e bebidas com a exposição de produtos veganos e regionais. Foram 131 empresas de alimentos e bebidas, ingredientes e insumos que representaram 28% do total de expositores. O volume deste ano representa crescimento de 30% na comparação com 2018.

As atrações da feira foram desenvolvidas com objetivo de orientar donos de restaurantes, padarias, bares e afins acerca de tendências e mudanças do mercado e das preferências do consumidor.

A Trilha de Ultracongelados – espaço criado para apresentar todos os passos do processo do ultracongelado e de porcionamento de alimentos – ofereceu por dia seis palestras com capacidade para 40 pessoas o que resultou em um atendimento de 240 visitantes por dia. Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de degustar os alimentos e conferir que a qualidade e o sabor permanecem intactos.

A Fispal Food Service contou ainda com a terceira edição do Fórum Gestão à Mesa. Realizado em parceria com a Abrasel, recebeu 500 pessoas. Neste ano, o formato do evento permitiu aos congressistas escolher entre três painéis diferentes. As palestras destacaram a gestão dos estabelecimentos e estratégias de negócios, marketing e digital, além de tendências e inovações.

O público pôde acompanhar cases de sucessos de restaurantes como o Madero. O vice-presidente de operações, Rafael Mello, abordou as estratégias adotadas para expandir a rede, que hoje conta com mais de 160 unidades. Também chamou a atenção as palestras sobre as novas tendências do food service, como veganisno e o conceito grab and go.