Santa Tereza em BH recebe Festival Butequeiros

Evento reúne os clássicos dos bares de BH no Mercado Distrital de Santa Tereza

Na área gastronômica, serão 25 estações com diversos pratos clássicos (Foto: Túlio Barros/DivulgaçãO)

Belo Horizonte sedia neste sábado, 27 de abril, o maior festival de comida de buteco a céu aberto do país. E o melhor: com entrada gratuita. O local escolhido é o charmoso e boêmio bairro de Santa Tereza. O Festival Butequeiros promete reunir os clássicos dos bares de BH no Mercado Distrital de Santa Tereza. O evento tem lote de ingressos gratuitos com faixas de horário para entrada e por ordem de chegada, disponíveis no Sympla.

Já que Minas não tem mar, vamos para o bar. Nosso desafio é fazer o maior festival a céu aberto com a temática de gastronomia de buteco que essa cidade já viu, reunindo clássicos das estufas e petiscos ideiais pra acompanhar um chope gelado.
— André Leão, produtor do evento

Belo Horizonte é a capital dos botecos. Isso por conta do número de estabelecimentos com relação aos habitantes. Houve um levantamento por uma associação que reúne bares e restaurantes, que levou em conta o no novo Censo e informações da Receita Federal, apontou que a proporção de bares por habitantes em BH é a maior entre todas as capitais, e mais que o dobro de São Paulo por exemplo. São 178 bares a cada 100 mil habitantes. Floripa, capital de Santa Catarina, está em segundo lugar, com 150 para 100 mil. E outro ingrediente é o Bairro Santa Tereza com seu charmoso e tradicional espírito boêmio, com diversos bares históricos da cidade. Ali também nasceu o Clube da Esquina, movimento cultural marcante para nossa cultura.

Na área gastronômica, serão 25 estações com diversos pratos clássicos. Haverá estufas para o delírio dos fãs. Não pode faltar torresmo, mandioca, fritas, lingüiça, moela, picanha, bolinhos, dadinho de tapioca, pernil e tropeiro. Haverá ainda pastéis diversos, pastel de angu, hambúrguer e espetinhos. Tudo será servido em porções e feito na hora. Pra matar a sede, cervejas especiais da Krug, Albanos Läut e Verace.

A música foi toda pensada para o conceito do festival. No palco, tem Trem das 11, com os clássicos do samba de raiz. A banda Saideira, nome escolhido da faixa que homenageia a vida nos bares, presta tributo ao Skank, com as mais tocadas do grupo mineiro. Tudo a ver com o conceito do evento. Tem ainda o sertanejo de Paulinho Alabart, que inclusive tem mais um projeto que combina com essa pegada de buteco, que é o No Bar com Alabart.


Serviço

  • O quê: Festival Butequeiros
  • Quando: sábado, 27 de abril, das 13h às 22h
  • Onde: Mercado Distrital Santa Tereza (Rua São Gotardo, 273 – Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)
  • Como: a estrutura terá espaço kids e o evento é pet friendly - mais informações na página oficial do evento