Estreantes no Festival da Cerveja

Uma dezena de cervejarias montou estande no evento pela 1ª vez, e há medalhas entre elas

Guarnieri foi uma das novidades na vila germânica em 2024 (Foto: Jô Laps/Especial para a Beer ARt)

Jô Laps

Blumenau, Especial para a Beer Art

A primeira vez é marcante. Quando ela vem acompanhada de um prêmio, melhor ainda. Figurando entre as estreantes do Festival Brasileiro da Cerveja, a cervejaria capixaba Três Torres, de Fabricio Torri, foi premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas 2024. A Double Red feita pela cervejaria da cidade de João Neiva (ES) ganhou a medalha de ouro na categoria Imperial Red Ale. No estande da Três Torres, é possível conferir outra novidade: a American Brut, fermentada com levedura de champagne e com dry-hopping de Nelson Sauvin.

Habitué no concurso com vários prêmios no currículo, a Guarnieri, de Farroupilha (RS), também participa pela primeira vez do festival como expositor. A cervejaria gaúcha traz rótulos curiosos dentro da linha Cachorro Ovelheiro, como uma IPA Talus e uma Hazy IPA.

A 4 Bodes, de São João do Ivaí (PR), estreia no evento com produtos como o Pé Vermelho (uma Pilsen puro malte), a Ocalina (uma Session IPA), a Comodoro (uma West Coast IPA), a No Fio do Bigode (a American IPA), a Dandara (uma Vienna Lager) e a Pink Boots (uma Brut IPA).

Com 10 produtos no estande (três deles lançamentos), a Três Santas, de Santa Teresa (ES), é outra novidade no line up de cervejarias estreantes do festival, com rótulos bem interessantes como Jabuticaba Selvagem, Arte Moderna e Horizonte de Eventos.

Outra novata, a Almirante, de Laguna (SC), traz a Lagunésia (uma Happy Lager que ganhou a medalha de ouro no Brasil Beer Cup 2023) e outras cinco opções - entre elas a Atlantis (uma Session IPA) e Argonauta (English Pale Ale). A Patanegra, de São Bento do Sul (SC), começa a trajetória no festival com opções de vários estilos, algumas delas premiadas, como uma Vienna Lager.

A Mantra, de Guaramirim (SC) também debuta na festa com uma linha de cervejas especiais, com destaque para a Aura (uma Hop Lager). Já a Quatro Ponto Zero, de Florianópolis, trouxe o carro-chefe, uma Smash IPA, entre outras opções para o público.

A Duse, de Jaraguá do Sul (SC), com destaque para a premiada American Imperial Porter Cacau, e a Delta Brew Co, de Porto Alegre, cujo cardápio inclui a Fruit Beer Ms Winehouse (uma Saison com framboesa e morango), são outras estreantes do festival.

Lista das estreantes:

  • Almirante, de Laguna (SC)
  • Delta Brew Co, de Porto Alegre (RS)
  • Duse, de Jaraguá do Sul (SC)
  • Guarnieri, de Farroupilha (RS)
  • Mantra, de Guaramirim (SC)
  • Patanegra, de São Bento do Sul (SC)
  • 4 Bodes, de São João do Ivaí (PR)
  • Quatro Ponto Zero, de Florianópolis (SC)
  • Três Santas, de Santa Teresa (ES)
  • Três Torres, de João Neiva (ES)

Na galeria abaixo, com fotos de Jô Laps, Especial para a Beer Art, confira alguns dos estantes: