As cervejas premiadas no European Beer Star

Brasileiras conquistam um ouro, cinco pratas e um bronze no concurso na Alemanha

EBS é o principal concurso da Alemanha e um dos mais respeitados no mundo (Foto: Divulgação)

Atualizada, 30/11/2023, 10:48

O European Beer Star, uma das maiores competições cervejeiras do mundo, acaba de divulgar as cervejas premiadas em 2023. Sete brasileiras estão no quadro de medalhas: com um ouro, cinco pratas e um bronze. O resultado para o Brasil é melhor do que o dos anos anteriores (leia mais abaixo). A medalha de ouro ficou com a Brotas Stout, categoria que teve uma dobradinha brasileira: a prata foi para a Dama Bier. Confira a seguir as sete cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star 2023.

OURO

Brotas Beer Dry Stout (Stout)

PRATA

Bamberg Schwarzbier (Bohemian-style Dark Lager)

Berggren Session IPA (Session India Pale Ale)

Brewine Leopoldina Italian Grape Ale Moscato (Italian Grape Ale)

Dama Stout (Sout)

Dona Lupulina Grodziskie (Grodziskie)

BRONZE

Stannis Scarlett Flanders (Wood and Barrel Aged Sour Beer)

As cervejas premiadas nas edições 2022 e 2021

Em sua edição 2022, o European Beer Star premiou quatro cervejas brasileiras, com duas medalhas de prata, para a Bamberg Schwarzbier e para a Dama Stout, e duas de bronze, para a St. Patrick's Old Ale e para a Blumenau CraftLab Grodziskie Dona Patroa (esta, de uma cervejaria catarinense, a Cerveja Blumenau, premiada ao lado de três paulistas).

Em 2021, apenas uma cerveja do Brasil, a Bamberg Altier, havia sido premiada. Conquistou ouro, mantendo a tradição da cervejaria de Votorantim (SP) de bom desempenho na competição, onde acumula vitórias mesmo em categorias de estilos clássicos alemães, contra cervejarias locais. Em 2021, o concurso na Alemanha premiou 213 cervejas com ouro, prata ou bronze, abrangendo 26 países. Em 2021, depois de uma redução em 2020, no contexto da pandemia, a participação se aproximou da recorde de 2019. O número de inscritas foi 17% superior ao do 2020 e se configurou no segundo mais alto dos 18 anos de história do concurso. Com 78 medalhas (29 de ouro, 28 de prata e 21 de bronze), o país mais premiado foi a Alemanha.