4 Dicas para Escolher uma Ótima Cervejeira

Capacidade, tamanho certo, ajustes de temperatura e tipos: o que saber na busca pelo equipamento

Vale a pena se informar sobre os meios mais eficazes para manter a cerveja gelada (Foto: Divulgação)

Vale a pena se informar sobre os meios mais eficazes para manter a cerveja gelada (Foto: Divulgação)

Garantir uma cerveja gelada no final de semana ou deliciar-se com a bebida durante a semana em um happy hour já faz parte do cotidiano de muitos brasileiros que apreciam o sabor amargo do lúpulo. Para investir na temperatura e armazenamento ideal de uma cerveja, foram criados equipamentos específicos para essa conservação: as cervejeiras. Com elas, qualquer pessoa pode cultivar cervejas refrigeradas, prontas para o consumo em um espaço próprio, contribuindo, também, com o design do ambiente.

Afinal, o que é uma cervejeira?

As cervejeiras são equipamentos criados para os apaixonados por cervejas, permitindo o armazenamento ideal de latas, long necks, garrafas e, de acordo com a capacidade do item, também pode encobrir barris da bebida.

Com o uso de uma cervejeira, é possível garantir a temperatura ideal, pois a máquina proporciona o resfriamento adequado aos itens, basicamente atuando como uma geladeira esculpida para cervejas, conservando e gelá-las. Garantir esses parâmetros da bebida é extremamente importante, principalmente para quem está buscando aprender mais sobre cervejas.

De acordo com suas dimensões, uma cervejeira pode fazer parte do design da sala de estar, varanda gourmet e até mesmo ser comprada por comércios que realizam a venda da bebida alcóolica ao público.

Como escolher uma boa cervejeira

Escolher uma boa cervejeira está ligado tanto com seu uso, capacidade e até mesmo combinação com o ambiente em que a mesma será enquadrada, permitindo conhecer as melhores cervejeiras para tomar a sua decisão e adquirir a que melhor combina com suas necessidades e desejos.

Capacidade da cervejeira

A capacidade da cervejeira escolhida deve estar diretamente relacionada com o seu uso, ou seja, as máquinas maiores são reservadas para os comércios que necessitam de um estoque maior para ofertar ao público, enquanto os modelos menores são perfeitos para o público final.

Cervejeiras pequenas apresentam capacidade de até 110 litros, sendo práticas e eficazes para o uso doméstico.

Já para uso comercial, a cervejeira vertical é a mais indicada, apresentando maior capacidade para abrigar as bebidas, contendo acima de 200 litros, avaliando a demanda do local.

Tamanho certo para o local

Avaliar o espaço disponível para escolher uma boa cervejeira é necessário. Deve-se escolher um equipamento que esteja condizente com a largura, altura e profundidade disponíveis no ambiente. Principalmente para cervejeiras domésticas, onde o espaço é mais restrito, é ideal medir o local que deseja encaixar o equipamento, podendo embuti-lo dentro de um cenário para favorecer o design, porém necessitando de 10 centímetros em cada lateral para garantir o bom funcionamento e enquadre.

É ideal que a cervejeira escolhida não atrapalhe a circulação das pessoas em um estabelecimento, arquitetando perfeitamente o seu encaixe de acordo com suas proporções.

Ajustes de temperatura em níveis

Facilidade e praticidade podem ser garantidas com cervejeiras com ajuste de temperatura em níveis, escolhendo uma faixa de clima desejado para armazenar seus produtos. Equipamentos novos podem ser nivelados em faixas de temperaturas mais baixas inicialmente, aumentando-as após algum tempo de uso. Tecnologia frost free e outras funcionalidades Cervejeiras variadas possuem tecnologias avançadas que contribuem com a qualidade da cerveja que será consumida, assim como a frost free que evita o acúmulo de gelo no equipamento, evitando o congelamento da bebida e facilitando a higienização da máquina.

Algumas cervejeiras também são equipadas com tecnologia de economia de energia, contribuindo com o consumidor, além de funções para gelar de maneira mais ágil.

Tipos de cervejeiras

Verticais

As cervejeiras verticais são destinadas aos comerciantes, apresentando dimensões e capacidades maiores para abrigar a quantidade necessária de produtos para servir ao público, normalmente com mais de 200 litros permitidos e diversos espaços para acomodar latas, garrafas e barris de acordo com a estrutura do equipamento.

Elas são responsáveis por manter a temperatura ideal das bebidas para os consumidores, ajudando na preservação e qualidade, normalmente com níveis ajustáveis do clima sem o congelamento do produto.

Horizontais

As cervejeiras horizontais são destinadas ao uso doméstico, normalmente com capacidade abaixo de 110 litros, permitindo seu encaixe nos ambientes residenciais e sem a necessidade de reservar um espaço grande à ela, com dimensões menores para melhor adaptação.

Conclusão

Para escolher uma boa cervejeira é necessário levar em consideração o uso do equipamento, dimensões, tecnologia que o equipamento apresenta e ajustes possíveis para o usuário.

Ao optar pela melhor cervejeira para suas necessidades e desejos, é possível garantir qualidade e bom armazenamento do produto para o deleite do consumidor final da bebida.