As cervejas que marcam uma transformação na Dado Bier

Novas linhas Lager e Artesanal foram desenvolvidas no centro de pesquisa da marca, em Porto Alegre

Do Laboratório de Inovação Dado Bier, nasceu um novo portfólio (Foto: Divulgação)

Do Laboratório de Inovação Dado Bier, nasceu um novo portfólio (Foto: Divulgação)

Em atividade há 26 anos, a Dado Bier é uma cervejaria independente brasileira que conseguiu vencer a barreira de mercado das grandes companhias. Durante toda sua trajetória apresentou uma história de inovação e contínua evolução. Diante dos desafios do contexto atual, foi preciso entender os problemas e tendências, explorar novas possibilidades e materializar ideias. Nessa conjuntura desafiadora nasceu o Laboratório de Inovação Dado Bier, com foco no desenvolvimento de novos produtos. Esse processo atravessou a empresa de ponta a ponta, e o resultado é um novo portfólio. A nova linha de cervejas Artesanais e a reformulação da linha Lager chegam ao mercado em junho e ilustram o posicionamento da marca, com novo design e produtos que prometem alta qualidade.

A linha Lager ganha uma grande novidade: a Dado Bier Extra Malte, que conta com um sabor envolvente e marcante. A nova cerveja premium enriquecerá o portfólio e proporcionará uma experiência de variadas intensidades ao se unir à Dado Bier Leve e Dado Bier Lager, que ganham novo design na lata 350ml sleek. As novas cervejas foram desenvolvidas para abranger os mais diferentes paladares, permitindo que cada consumidor descubra a sua Dado Bier. Quanto às cervejas artesanais, são quatro novos rótulos à disposição: Tripel Hop, Citrus, Amber Lager e West Coast IPA, que chegam ao mercado em garrafas 600ml e se unem a Weiss e Session IPA, que são campeãs de vendas.

Segundo Eduardo Bier, fundador e CEO da companhia, a qualidade dos novos produtos merece ser celebrada, destacando, além da Extra Malte, a Amber Lager, elaborada para ser um elo de ligação entre as cervejas Lagers e as Artesanais. "Quando experimentei a Amber Lager, lembro de ficar em dúvida se deveria estar em uma linha ou outra. Porém, entendi que ela poderia ser uma conexão entre as cervejas artesanais e lagers”, avalia.

O contínuo esforço de levar ao mercado novidades é fruto do processo de posicionamento da marca.

“Os novos produtos são centrados na experiência do consumidor. Olhamos para as demandas e gaps que chegam do público e os levamos ao centro de desenvolvimento e pesquisa que utiliza a microcervejaria instalada no Food Hall Dado Bier, para prototipar e testar. Tudo isso cocriado com os consumidores”, explica Bier.

O time multidisciplinar de Desenvolvimento de Produtos da Cervejaria Dado Bier, que conta com nomes como Thiago Martini, beer sommelier, Claudia Palma, especialista em Pesquisa e Design, Sandro Fetter, designer responsável pelas embalagens, Michael Dresch, mestre-cervejeiro, Márcio Susin, gerente de Operações, Diniz Janjar, gerente Industrial, Michele Choaire, gerente de Marketing, e o próprio Eduardo Bier, trabalhou durante mais de 12 meses no planejamento e concepção da nova linha.

Todos os insights foram compilados e transformados em informação para criação das novas cervejas e embalagens, que foram prototipadas e testadas com grupos diferentes de consumidores. O desenvolvimento das latas ainda contou com os recursos do Can Experience da Ball, centro de desenvolvimento da líder mundial em embalagens de alumínio.

Para apresentar os novos produtos ao mercado, a campanha de comunicação, desenvolvida pelo Estúdio MA, especialista em design e comunicação digital, será 100% digital e tem o mote “Descubra a sua Dado Bier”. O processo criativo envolveu netnografia, workshops com consumidores e pesquisas de consumer insights e trendhunting.

Além disso, umas das estratégias de comunicação apresenta um importante e disruptivo elemento: os anúncios sensoriais. Desenvolvido pela Adludio, startup inglesa que iniciou as operações no Brasil no final de 2020, o projeto visa engajar de forma diferenciada a audiência da marca ao ampliar o interesse pela mensagem e pela jornada de comunicação que é proporcionada pela interatividade com o anúncio.

Segundo Margarida Galafassi, head de Desenvolvimento de Mercado da Adludio, isso possibilita que um novo sentido seja incluído na experiência com a campanha, ao permitir que o usuário "brinque" com o anúncio e interaja com o conteúdo.

“Isso contempla o elemento da curiosidade, sempre uma força propulsora para engajar o consumidor, e a nova tendência da gamificação do público com a internet. Falamos sobre características, identificação e paladar. O foco é a cerveja. A ideia é fazer com que o público consiga quase sentir seu sabor", conclui Margarida.