Curso ensina como identificar aromas no processo cervejeiro

Inscrições estão abertas, na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau

Aulas do Curso de Identificação e Controle de Aromas no Processo Cervejeiro serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro (Foto: Divulgação)

Para o cervejeiro, identificar os sabores e os aromas é decisivo na definição da qualidade na fabricação da bebida. Os profissionais que desejam ampliar o conhecimento na área ou buscam mais informações para elaborar produções diferenciadas poderão participar do Curso de Identificação e Controle de Aromas no Processo Cervejeiro. As aulas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro, na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), em Blumenau (SC). (para conferir outras opções de curso, entre na agenda da Beer Art, neste link)

Com 12 horas de duração, o curso irá informar sobre o melhor método de identificação sensorial, origens dos aromas e técnicas para o controle na formação dos diferentes odores. Os estudantes poderão degustar 30 diferentes aromas off-flavors, amostras que reúnem diversos odores tradicionais no processo de fabricação da bebida.

“Pode parecer algo simples, mas não é. A identificação de aromas exige sabedoria na utilização dos sentidos e técnica. É essencial estar atento para evitar perder meses de fabricação do produto”, explica Honorato Pardel, coordenador do curso de Mestre Cervejeiro da ESCM.

As aulas irão abranger ainda detalhes dos cuidados de estocagem dos insumos e as técnicas de degustação cervejeira.

O curso será aplicado por Paulo Schiaveto, engenheiro de Produção e Master of Science Biotechnologie Industrielle Brasserie pela Louvain-la-Neuve. Mestre-cervejeiro, especialista em áreas de produção em grandes cervejarias mundiais, o consultor é referência em qualidade organoléptica, ou seja, que envolve os materiais que são percebidos apenas pelos sentidos humanos. As inscrições estão abertas e os interessados podem garantir a sua vaga por meio do site da Escola Superior de Cerveja e Malte.