Cruls e Tea Shop lança cerveja com chá

Cervejaria lança Revelia Praliné, uma IPA da escola inglesa infusionada com chá

Elaborada a partir de um conjunto de maltes que trazem toques de caramelo e biscoito, a cerveja é encorpada e tem cor avermelhada (Foto: Divulgação)

A cervejaria Cruls lança, em lata, a Revelia Praliné, cerveja de inspiração inglesa infusionada com o chá Praliné da Tea Shop, marca internacional especializada em chás artesanais. O rótulo, que reúne o mundo das cervejas e dos chás artesanais, já está disponível para o Distrito Federal e chegará também a toda a rede Tea Shop do Brasil.

A escolha por uma India Pale Ale (IPA) de base inglesa ressalta o perfil da base de maltes especiais realçado pela infusão do chá Praliné: as notas de caramelo e biscoito recebem outras camadas de complexidade que passam por avelã, baunilha, mas que também chegam a notas de cumaru. O dulçor proveniente dos maltes e da utilização do chá na receita são equilibrados pelo amargor típico de uma IPA.

Pedro Montes, cervejeiro da Cruls, explica que o processo de infusão do chá é bastante similar àquele feito em casa, só que respondendo a uma escala significativamente maior:

“A gente seguiu as recomendações da fabricante, obedecendo proporções, temperatura da água e tempo de infusão. Depois disso, de ter o chá pronto, a gente faz a transferência desse líquido para a cerveja e aguarda que essa mistura chegue ao seu ápice sensorial, provando diariamente no tanque. Uma vez alcançado esse patamar, seguimos para o envase da cerveja.”

A respeito da concepção do projeto, Marcos de Paula, gerente de qualidade e responsável pelo setor de inovação da Cruls, explica que a ideia da infusão com chá surgiu a partir de leituras prévias da aplicação da bebida na cerveja e de discussões junto à equipe de produção da cervejaria.

“Nós já tínhamos um grande apreço por chá aqui na fábrica. Também já tínhamos alguns exemplos da utilização de chá na cerveja aqui no Brasil. Eu tinha lido algumas coisas a respeito e, em uma dessas experimentações, caímos no praliné, que traz uma gama de complexidade bem interessante ao conjunto da cerveja”, conta, ao lembrar que a base de IPA inglesa não havia sido a primeira escolha da equipe para a aplicação do chá, mas que acabou sendo o resultado mais interessante.

Elaborada a partir de um conjunto de maltes que trazem toques de caramelo e biscoito, a cerveja é encorpada e tem cor avermelhada. Ao adicionar o chá, a cerveja ganha complexidade e apresenta aromas e sabores de avelã, baunilha e cacau. O amargor é moderado para alto, mas limpo, e o conjunto é equilibrado com o dulçor dos maltes e notas provenientes da infusão do chá.

O chá, descrito pelo Tea Shop:

“Um chá com sabor adocicado, perfeito para quem quer fazer uma dieta equilibrada sem abrir mão do seu momento 'doce'. É delicioso para beber sozinho ou acompanhado de bebida vegetal para quem quiser um efeito de saciedade. Deliciosa mistura de Pu Erh trazido diretamente das melhores plantações chinesas com pralinê, canela, maçã, avelãs tostadas, alfarroba, chicória, pé de gato amarelo (flor muito comum na Europa com efeitos diuréticos) e aromas de avelã, caramelo e creme. Ótimo aliado da sua dieta enquanto desfruta do seu sabor doce, mistura saborosa e digestiva.”

A cerveja está disponível no site da Cruls e "em breve" estará nas lojas da rede Tea Shop de todo Brasil.