Cruls lança 4 cervejas em garrafa

Weiss, Belgian Blond Ale, APA e Red IPA passam a ser engarrafadas, mas sem pasteurização

Linha da Cruls acumula medalhas (Foto: Divulgação)

Com nova identidade visual e pela primeira vez em garrafa, a Cruls Cervejaria Artesanal lançou neste sábado (7 de março) quatro rótulos em garrafa: APA, Belgian Blond Ale, Red IPA e Weiss. Com o objetivo de manter o máximo de frescor possível, a cervejaria optou por não submeter as cervejas ao processo de pasteurização.

Marcos de Paula, gerente de qualidade da cervejaria, explica:

“Uma cerveja que não passa pelo processo de pasteurização sofre menos interferência de temperatura e pressão. O líquido mantém suas características e passa por menos alterações sensoriais. A experiência fica muito mais próxima daquilo que foi pensado pela cervejaria.”

Por não utilizar esse processo e a fim de garantir a integridade físico-química e biológica do produto, todo o transporte e armazenamento das cervejas são feitos em cadeia refrigerada. De acordo com o Marcos, pasteurização das cervejas implica um envelhecimento forçado do líquido dentro do recipiente.

“Basicamente, a pasteurização é um aquecimento de latas ou garrafas por um determinado tempo. Durante esse aquecimento, de forma grosseira, podemos dizer que a cerveja é 'cozida'. Isso faz com que as características mais frescas da cerveja sejam perdidas. Por exemplo, aromas mais voláteis dos lúpulos. É como se já saísse da fábrica com 1 ano nas costas”, conta.

A cervejaria recomenda manter as cervejas refrigeradas, ainda que o consumo não seja imediato. No total, APA, Belgian Blond Ale, Red IPA e Weiss conquistaram nove premiações. Baseada em Santa Maria, Distrito Federal, a Cruls é a cervejaria se apresenta como a mais premiada da região Centro-Oeste, com 20 conquistas em competições nacionais e internacionais.