Cervejaria Cruls lança Cosmos Gênese

Double IPA com perfil das clássicas da costa oeste dos Estados Unidos é a 3ª de série especial

Com 8,3% de teor alcoólico e amargor de 74 IBUs, a Gênese é a IPA mais extrema já feita pela Cruls (Foto: Divulgação)

A Cruls Cervejaria, do Distrito Federal, lança nesta quarta-feira (20 de abril) a terceira cerveja da série Cosmos, linha dedicada exclusivamente ao universo das IPAs (India Pale Ales) e suas variações. Gênese é uma Double IPA com perfil das clássicas e mundialmente famosas IPAs da costa oeste dos Estados Unidos (West Coast IPAs). A cerveja está disponível em chope (lista de estabelecimentos abaixo) e em latas de 473ml.

A Gênese é, até o momento, a IPA mais extrema já feita pela Cruls. São 8,3% de teor alcoólico e amargor de 74 IBUs (como parâmetro, cervejas conhecidas como tipo Pilsen costumam ter de 5 a 10 IBUs). Na receita, essa cerveja recebeu cinco variedades de lúpulos, em diferentes formatos: Amarillo Citrus Zest, Chinook, Comet, Tahoma e Columbus (T90 e Hop Hash).

Marcos de Paula, gerente de inovação e qualidade da cervejaria, celebra a diversidade e a qualidade de matéria-prima a qual a cervejaria tem tido acesso nos últimos anos. No caso da Gênese, pela primeira vez, foi possível usar lúpulo no formato Hop Hash, um potente concentrado das partes mais nobres dessa matéria-prima:

“Sempre tivemos muita curiosidade de trabalhar com esse formato de lúpulo (Hop Hash) porque, além de conter uma alta carga de óleos essenciais, algo que contribui significativamente para resultados sensoriais mais expressivos, há também o benefício de uma redução drástica de toda carga vegetal inerente a essa matéria prima. Pensando em refinamento de produto e eficiência, foi muito interessante usar o Hop Hash. Estamos vivendo um momento muito especial na Cruls.”

As artes das latas da série Cosmos são criadas por artistas locais. Depois dos dois primeiros rótulos (Origem e Elipse) terem sido ilustrados pelo artista plástico Taiom, a série chega ao segundo ciclo, desta vez com artes do designer gráfico e ilustrador Ge Lima. Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, Ge teve passagem também pelo curso de Design Gráfico pela Universidad Nacional de Colombia, e seu trabalho é atravessado pela mistura de texturas e cores vibrantes, sempre inspirado pela diversidade latino-americana. Ele explica que, para o rótulo da Gênese, partiu da ideia de representar uma espécie de jornada de criação de universos particulares:

“Quando penso em Cosmos, penso muito na cosmologia de todos os seres, como a gente cria um universo único e como essa possibilidade é infinita e em constante expansão. E para conectar com a marca da Cruls, pensei utilizar a lamparina como um guia desse processo, uma 'estrela' que puxa tudo para sua órbita.”

A Gênese já está disponível no site da cervejaria e, a partir de 16h desta quarta-feira, também está no Cruls Boteco e em outros pontos de venda listados abaixo.


Serviço

  • O quê: lançamento Cosmos Gênese, disponível em chope e lata 473ml
  • Quando: aberto de quarta a sábado, das 16h à 0h
  • Onde: Cruls Boteco – CLN 413, bloco D, loja 15 – Asa Norte, Brasília/DF. Além do Cruls Boteco, disponível em chope nos seguintes estabelecimentos do DF:

  • O Carcará (Taguatinga)

  • Galpão 17 (SIA)
  • Grote Bier (Noroeste)
  • Gato Preto (Asa Norte)