Cruls relança Berliner Weisse Café

Cervejaria lança lote 2021 de sua mais premiada receita, que acumula quatro medalhas

A interpretação da Cruls para o estilo une toques de pão, cítricos e frutados ao aroma e sabor de café (Foto: Divulgação)

A interpretação da Cruls para o estilo une toques de pão, cítricos e frutados ao aroma e sabor de café (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (20/9), a cervejaria Cruls (DF) lançou o lote de 2021 da Berliner Weisse Café, cerveja mais premiado da marca até então: ao todo, a BWC, estilo clássico da escola cervejeira alemã, venceu quatro medalhas em competições, entre nacionais e internacionais. Para o lote deste ano, a Berliner Weisse Café ganhou rótulo novo e foi envasada pela primeira vez em lata.

Marcos de Paula, gerente de inovação e qualidade da Cruls, explica que a decisão pelo envase neste formato se deu pelo contexto da pandemia:

“A BWC sempre foi uma cerveja da Cruls de muito sucesso em eventos cervejeiros. Nós fazíamos a infusão do líquido com o café no momento exato do serviço para o cliente. No entanto, por conta de tudo isso que estamos vivendo no último ano e meio, decidimos que era a hora dessa cerveja ir também para lata.”

A Berliner Weisse Café é o rótulo mais premiado da cervejaria, dividindo o primeiro lugar do pódio com a Weiss, cada uma com quatro premiações. A BWC foi medalha de bronze na Copa Cervezas de América 2018, ouro na Copa Cerveja Brasil 2018, medalha de prata no Best of Show da Copa Cerveja Brasil 2018 e ouro na Copa Cerveja POA 2018.

Marcos conta ainda que, apesar de não ser usual a combinação entre cerveja clara e café, a mistura é uma das razões do sucesso desse rótulo.

“É muito mais comum ver a adição de café em cervejas mais escuras e encorpadas. Foi justamente assim que nasceu a BWC. Como era – e ainda é – raro ver a aplicação de café em cervejas claras, decidimos pegar uma cerveja ácida, leve e refrescante e fazer a infusão com grão de café. Foi dessa forma que surgiu esse conjunto, buscando o inusitado. Já há alguns anos, é uma cerveja consagrada tanto pelo público do DF como por especialistas do ramo cervejeiro.”

Para o lote de 2021 da Berliner Weisse Café, o café escolhido foi do Sítio Morada da Prata, variedade Arara, processo fermentado (altitude 850m, lote 28/20). A escolha desse ingrediente e a torra exclusiva se deu em conjunto com a Belini Cafés Especiais, parceria desde o primeiro lote da cervejaria. Entre as notas sensoriais do café, estão características de frutas amarelas no aroma, mel e compota de frutas no sabor. A Berliner Weisse Café 2021 já está disponível no site da Cruls para entregas em todo DF, Luziânia e Valparaíso e envios para todo Brasil.

A Berliner Weisse Café

Cerveja clara, leve e ácida que passa por infusão de grãos de café. O café utilizado é cuidadosamente escolhido a cada lote, respeitando safras, período do ano e disponibilidade. A torra do grão é feita de forma exclusiva pela Belini Café, parceira da Cruls no Distrito Federal. É a interpretação da Cruls para o clássico estilo alemão Berliner Weisse, conhecido por sua acidez lática, baixo teor alcoólico e frescor.

A interpretação da Cruls para o estilo une toques de pão, cítricos e frutados ao aroma e sabor de café. O teor alcoólico é de 3,9%, e o amargor, 8 IBUs. Está disponível em lata 473ml, com venda pelo site da Cruls e em pontos especializados do DF com entregas em todo o DF, Luziânia e Valparaíso e envios para o restante do Brasil pela loja virtual da cervejaria.