Conheça as cervejas brasileiras premiadas no World Beer Awards 2016
/Confira as fichas com os detalhes das seis cervejas brasileiras premiadas na fase final do concurso
Ao lado da Hausen Dunkel, eleita a melhor cerveja Lager do mundo World Beer Awards 2016, também se destacaram outras cinco cervejas brasileiras: a Bierland Vienna, a Colorado Demoiselle, a Colorado Vixnu, a Eisenbahn Weizenbock e a Wäls Dubbel, como melhores do mundo em seus estilos específicos. Conheça mais abaixo essas seis cervejas premiadas (para ler a matéria sobre o WBA 2016, clique aqui).
HAUSEN DUNKEL
Estilo: German-style Schwarzbier Cervejaria: Hausen Bier (Araras-SP) / Álcool: 4,7% / Amargor (IBU): 22 / Cor: SRM 30 EBC 59 / Temperatura ideal: 7-9°C / Copo: Tulipa
Encorpada, de coloração escura (é uma Schwarzbier) e levemente lupulada, com espuma densa e final seco. Os maltes torrados especiais remetem a caramelo, chocolate e café.
Harmoniza com
Presunto cru, churrasco e feijoada
Prêmios
2016 Ouro & Melhor Lager do Mundo no World Beer Awards - Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja
2015 Ouro na Copa Cervezas de América
Três tipos de malte de cevada lhe conferem uma coloração avermelhada. O aroma remete ao floral e cítrico vindo dos três tipos de lúpulo utilizados, além de suave caráter de malte. Seu sabor apresenta boa presença de malte no início, remetendo a leves notas adocicadas e que recebe em seguida generosa porção de lúpulo, trazendo agradável e persistente amargor.
Harmoniza com
Carnes vermelhas
Prêmios
2016 Ouro & Melhor do Mundo no Estilo no World Beer Awards - Bronze International Beer Challenge
2015 Ouro no International Beer Challenge - Bronze no World Beer Awards (etapa Brasil)
2014 Ouro no World Beer Awards (internacional) - Prata no International Beer Challenge - Prata na South Beer Cup
2013 Ouro no World Beer Awards (internacional) - Bronze no Festival Brasileiro da Cerveja
2012 Ouro no World Beer Awards (internacional) - Bronze no International Beer Challenge - Bronze no Australian International Beer Awards - Bronze na Copa Cervezas de América - Bronze na South Beer Cup
2011 Prata no European Beer Star
Com o nome de Demoiselle em alusão a um dos aviões inventados por Santos Dummont, que passou parte da infância na região da Alta Mogiana, onde seu pai se destacou no cultivo do café. É esse ingrediente tipicamente brasileiro, combinado com maltes importados, que dá o toque singular no sabor e no aroma dessa cerveja de coloração escura, malteada e robusta, com sabor marcante de tostado.
Harmoniza com
Queijos gorgonzola e Stilton e carnes secas e de cordeiro
Prêmios
2016 Ouro & Melhor do Mundo no Estilo no World Beer Awards
2013 Prata no European Beer Star
2008 Ouro no European Beer Star
A mistura de lúpulos americanos com o toque especial da rapadura confere a essa cerveja um equilíbrio entre o sabor do malte e as notas cítricas do maracujá. Um amargor persistente, ideal para quem gosta de cervejas extremas.
Harmoniza com
Queijos gorgonzola e Stilton, carnes secas e de Cordeiro
Prêmios
2016 Ouro & Melhor do Mundo no Estilo no World Beer Awards - Bronze International Beer Challenge
2014 Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja
2012 Ouro na Copa Cervezas de América
Típico do estilo, apresenta características das cervejas tipo Weizen e Bock. Usa 6 tipos de malte. É uma refinada bebida escura, feita de trigo e não filtrada. Com aroma frutado e de especiarias, baixo amargor e corpo alto. É bem carbonatada e apresenta uma espuma densa e cremosa, com notas de torrefação, banana e cravo.
Harmoniza com
Pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash, frutos do mar, carne branca grelhada, carpaccio, além de comida chinesa, alemã e tailandesa. Queijos: reblochon e os queijos azuis como roquefort, stilton e gorgonzola.
Prêmios
2016 Ouro & Melhor do Mundo no Estilo no World Beer Awards - Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja
2014 Ouro no World Beer Awards 2014 (melhor geral de trigo) - Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja - Prata no International Beer Challenge - Bronze no European Beer Star - Bronze no Australian International Beer Awards
2013 Ouro no World Beer Awards - Bronze no Festival Brasileiro da Cerveja
2012 Bronze no European Beer Star*
2009 Prata no European Beer Star - Prata no Australian International Beer Awards
2008 Prata no Australian International Beer Awards
2007 Bronze no European Beer Star
Com a façanha de ter conquistado o primeiro ouro para o Brasil em uma Copa do Mundo das Cervejas, apresenta aparência castanha escura e espuma densa e duradoura. Aroma de frutas secas com notas de especiarias e maltes especiais. Paladar com persistência do torrado, levemente picante e bastante seca.
Harmoniza com
Carnes vermelhas gordurosas, carnes de caça e aves silvestres. Lombo de cordeiro acompanhado de Risoto de Grãos. Sobremesas com toques de chocolate.
Prêmios
2016 Ouro & Melhor do Mundo no Estilo no World Beer Awards - Prata no Festival Brasileiro da Cerveja
2015 Ouro no World Beer Awards (Américas) - Prata no International Beer Challenge - Prata na South Beer Cup - Bronze na Copa Cervezas de América - Bronze no Festival Brasileiro da Cerveja
2014 Ouro na World Beer Cup - Ouro no Mondial de La Bière Rio - Prata na South Beer Cup
2013 Bronze na South Beer Cup