Academia da Cerveja e Colorado, da Ambev, fazem colaborativas com cervejarias de 5 regiões

Flor de jambu, cupuaçu, caju, seriguela, acerola, maracujá do mato e pimenta de macaco são ingredientes

Para cada região, a Aipi Lager varia a fruta (Foto: Divulgação)

A Colorado se juntou à Academia da Cerveja para criar bebidas inéditas com ingredientes nacionais, de norte a sul do país. O lançamento da Aipi Lager, nome dado à edição, ocorre nos próximos meses. Semanalmente, será divulgado um novo sabor nas redes sociais da marca. Em parceria com outras cinco cervejarias de cada região do Brasil, serão seis rótulos com mandioca e lúpulos nacionais como componentes principais e cada cervejaria adicionou ingredientes locais para criar suas variações, resultando em uma série diversificada de sabores.

O projeto, que teve sua receita base desenvolvida em conjunto em junho, originou as seguintes receitas: Cerveja com Mangaba e Pimenta de macaco pela Cervejaria Colombina; Flor de jambu e cupuaçu pela Amazon Beer; Maracujá do Mato e Alecrim pela Masterpiece; Bergamota pela Implicantes; Caju e Seriguela pela Caatinga Rocks e Acerola pela Cervejaria Colorado.

Cada cervejaria envolvida produziu suas próprias cervejas, mantendo a receita base desenvolvida em conjunto. A colaboração destaca a importância de fomentar a cultura cervejeira e o uso de ingredientes nacionais e regionais na produção de cervejas artesanais.

A variedade de sabores da Aipi Lager entre as 5 regiões (Foto: Divulgação)

Para os consumidores interessados em adquirir essas cervejas, elas podem ser encontradas nos bares das cervejarias participantes e em breve estarão disponíveis no site Empório da Cerveja. As bebidas são de edição limitada, disponíveis enquanto durarem os estoques.

Para além das cervejas, a Academia da Cerveja lançou um conteúdo especial em parceria com as seis cervejarias sobre o processo de criação e produção da Aipi Lager e os diferentes ingredientes usados em cada região. O conteúdo está disponível no site da Academia da Cerveja e visa compartilhar conhecimento sobre as influências regionais na produção de cerveja e enriquecer ainda mais o ecossistema cervejeiro nacional.