Cervejaria ZEV lança 3 versões de Imperial Stout

Cerveja ficou durante oito meses na cave subterrânea da cervejaria em três tipos de barril

Uma foi envelhecida em carvalho francês que continha bourbon, outra em carvalho americano que continha cachaça e a terceira em Carvalho americano que continha whisky. (Foto: Divulgação)

Uma foi envelhecida em carvalho francês que continha bourbon, outra em carvalho americano que continha cachaça e a terceira em Carvalho americano que continha whisky. (Foto: Divulgação)

Para o inverno 2019, a Cervejaria ZEV, de Suzano (SP), desenvolveu as suas três primeiras criações envelhecidas em barris de carvalho, que continham outras bebidas. Uma base de Russian Imperial Stout, com 11% de teor alcoólico, que ficou durante oito meses na cave subterrânea da cervejaria e foi envelhecida em três barricas diferentes: carvalho francês que continha bourbon, carvalho americano que continha cachaça e Carvalho americano que continha whisky.

Mikhail Ganizev, sócio proprietário da cervejaria, comenta:

“A nossa ideia é sempre criar produtos diferentes e com perfis distintos, como foi o caso da Russian Imperial Stout. Sempre que começamos um processo de envelhecimento em barricas, o resultado é inesperado.”

Conforme a cervejaria, as novidades chegam nos próximos dias em diversos pontos especializados em todo o país.

“A nossa RIS está bem porrada, old school, com perfil sensorial bem definido e que absorveu as características da madeira e das bebidas que foram armazenadas anteriormente”, completa Mikhail.

A ideia da cervejaria começou em 2010, com os irmãos Mikhail e Dimitri Ganizev, porém as obras em Suzano se iniciaram apenas em 2013 e foram concluídas em 2017. A liberação do MAPA veio em 2018. Atualmente a capacidade é de 55 mil litros por mês e já são oito rótulos produzidos durante todo ano, sem contar as receitas sazonais.