Três cervejas 'fora da caixa' da Pineal

Marca que surgiu como nanocervejaria em Sorocaba faz lançamentos triplo

A Mind Blow Figo, Cumaru e Maple (Foto: Divulgação)

Sempre com o objetivo de lançar receitas "fora da caixa", a cervejaria Pineal, de Sorocaba (SP), acaba de lançar três novas receitas no mercado, duas no formato lata de 473ml e uma somente disponível em chope. As novidades são a "Mind Blow Figo, Cumaru e Maple", a "Return to Innocence Barrel Aged Brett Saison" e a "Daily Gose com Tamarindo".

A Mind Blow Figo, Cumaru e Maple (8,8% de teor alcoólico e disponível em lata 473ml), nas palavras de seus criadores, vem "explodindo com notas de compota de figo, calda de caramelo, damasco e frutas brancas cristalizadas". Na boca a entrada é de acidez média-alta, "figo docinho equilibrando o gole, em segundo plano maple e cumaru neutralizando lindamente a sensação de acidez no palato, deixando um final de gole limpo e com leve salivação".

A Return to Innocence Barrel Aged Brett Saison (7% de teor alcoólico e disponível em lata 473ml) apresenta no aroma um buque frutado lembrando abacaxi doce e laranja, com notas levemente rústicas trazidas pela bretta, além de leve herbal e condimentado, somado a delicado amadeirado, fruto do seu longo repouso em carvalho americano. Na boca leve acidez na entrada, com notas frutadas e amadeirado discreto. Final seco e limpo.

A Return to Innocence Barrel Aged Brett Saison (Foto: Divulgação)

A Daily Gose com Tamarindo (somente em chope), em sua nova série, é mais leve e com menor teor alcóolico. Desta vez, traz tamarindo em evidência, com acidez "assertiva e amigável".

O surgimento da Pineal como ‘menor cervejaria do Brasil’

Quando surgiu, em 2019, a Pineal veio com um conceito inusitado de cervejaria: uma nanocervejaria entre escritórios de coworking. A Cervejaria Pineal se apresentou à época como a menor cervejaria registrada do Brasil e a primeira dentro de um espaço colaborativo de trabalho.

Fundada em 2019, crescida em meio a pandemia e com emancipação em 2021 a Pineal começou a ser concebida em alguma data entre 2010 e 2015, anos nos quais os sócios Rodrigo Sério e Pedro Conte iniciaram suas experimentações e estudos cervejeiros.

O nome Pineal é inspirado na glândula cerebral de mesmo nome que é conhecida como responsável pela sensação do prazer e porta significados especiais em diferentes culturas, algumas correntes religiosas e filosóficas a considera como um "terceiro olho", junto a isto, existe uma ligação com a história de aproximação amigos Rodrigo e Pedro. A cervejaria é resultado da coragem de se aventurar e experimentar de Sério unida à cautela e disciplina de Conte e por isso decidiram focar em cervejas experimentais com a promessa de estender as experiências sensoriais humanas por meio cerveja.

Surgiu como uma nanocervejaria em uma sala de 40m2 dentro do coworking More Cospaces com capacidade de produção de 500 litros por mês, para se ter uma ideia, microcervejarias costumam produzir uma média de 20 mil litros por mês.