Cervejaria capixaba Experta vai instalar fábrica no Nordeste

Planta, um investimento de R$ 100 milhões, será em Alhandra/PB, na divisa com Pernambuco

Conforme o planejamento, a nova unidade terá capacidade de 1 milhão de litros/mês e vai gerar 2 mil empregos (Foto: Divulgação)

Conforme o planejamento, a nova unidade terá capacidade de 1 milhão de litros/mês e vai gerar 2 mil empregos (Foto: Divulgação)

Em uma operação com investimento previsto de R$ 100 milhões, a cervejaria capixaba Experta vai se instalar no Nordeste. A fábrica será instalada na cidade de Alhandra (PB), em terreno próximo à divisa entre os estados de Paraíba e Pernambuco. A consultoria pernambucana Dimer e Fialho Consulting, que conduziu a negociação, define a transação como "mais um passo para fortalecer o polo cervejeiro local".

O protocolo de intenções foi assinado na quinta-feira, dia 16, na Granja Santana, residência oficial do governador, entre representantes do Grupo Experta e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. A unidade, com capacidade para produzir 1 milhão de litros/mês, deve gerar 2 mil empregos, entre diretos e indiretos.

A assinatura do contrato com o Grupo Experta contou com a presença do prefeito de Alhandra, Renato Mendes, da presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, do secretário da Receita Estadual, Marconi Frazão, do secretário de Infraestrutura e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e dos sócios da Dimer & Fialho Consulting, Luciano Fialho, Jadir Rocha e Ilceu Dimer, que criaram a estratégia para a vinda da nova empresa do Espírito Santo à Paraíba.

Jadir Rocha, um dos sócios da consultoria, adiantou:

“Também estamos negociando a vinda de alguns fornecedores de matéria-prima, equipamentos e insumos para algum estado do Nordeste. E Pernambuco tem todo o potencial para acolher empresas desse porte.”

Uma das parcerias já firmadas foi com a empresa Mec Bier, fabricante de máquinas e acessórios para cervejarias com intuito de facilitar tanto instalação quanto ampliação e melhorias técnicas em empreendimentos já existentes.

A Dimer & Fialho Consulting, especializada no segmento de cervejarias, tem portfolio de clientes em diversos estados, inclusive fora do país, como na Bósnia e Herzegovina, onde a consultoria conta ter ajudado a cervejaria Banja Luka Brewery a ter um salto na produção, melhoria na eficiência e qualidade do produto final. Outro projeto em andamento da Dimer & Fialho é elaborar uma malzbier para ser exportada aos Estados Unidos.

(Para saber mais sobre as cervejarias brasileiras, entre no Portal das Cervejarias)